Imprimir

Imprimir Notícia

19/11/20 às 14:02 | Atualizada: 19/11/20 às 19:51

Prefeito eleito de Água Boa Dr. Mariano participa de audiência em Brasília sobre a Ferrovia de Integração do Centro Oeste; obras iniciarão em abril de 2021

A convite do senador Wellington Fagundes (PL), o médico Mariano Kolankiewicz Filho (MDB), prefeito eleito de Água Boa, participou de uma reunião na sede da Valec, na capital federal, onde foi discutido o andamento das obras da Ferrovia Integração do Centro Oeste (FICO). Estava presente no evento o ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas.

Na reunião foi afirmado que o contrato das obras de 382 quilômetros de ferrovia, que ligará Mara Rosa (GO) a Água Boa, no valor de R$ 2,7 bi, será assinado entre o Governo Federal e a Companhia Vale ainda neste mês, e o início das obras em Mara Rosa (GO) está previsto para abril do próximo ano.

O ministro Tarcísio destacou que toda a licença ambiental já foi concedida, o projeto básico já foi concluído e que o projeto de execução está em andamento, mas isso não impede o começo das obras em abril de 2021 no município goiano. Após Água Boa, a tendência é continuar com a ferrovia até Lucas do Rio Verde, e chegar com ela até Rondônia.

O prefeito eleito Dr. Mariano ouviu o que deve ser feito na preparação de Água Boa para receber essa grande obra, por exemplo, a qualificação da mão de obra local. Mesmo iniciando as obras em Mara Rosa, outras atividades serão realizadas ao mesmo tempo no trajeto, como a construção de 18 pontes, 03 viadutos e 22 desvios. Lembrando que em Água Boa terá um grande terminal de cargas.

A execução dos serviços será pelas empreiteiras contratadas pela Companhia Vale, e estas necessitarão de trabalhadores da região. A previsão das obras é de cinco anos.

Sobre os impactos na economia e no meio ambiente gerados pela ferrovia, o senador mato-grossense Wellington Fagundes faz uma análise positiva: “O modal vai também impactar no desenvolvimento econômico da região do Araguaia que, sozinha, pode produzir tudo o que Mato Grosso já produz, e com um detalhe: sem derrubar uma árvore sequer. Por isso saio dessa reunião entusiasmado!”.

Na noite da quarta-feira, Dr. Mariano ainda jantou com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) Marcelo Xavier para discutir a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas.

Dr. Mariano, ministro Tarcísio e senador Wellington Fagundes.

Vídeo abaixo>>>
Imprimir