Imprimir

Imprimir Notícia

14/11/20 às 13:07

PRF apreende três cargas de madeira ilegal em Barra do Garças

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 3 cargas de madeira sendo transportadas de maneira irregular, durante fiscalização na BR-070, em Barra do Garças. Duas ocorrências foram na manhã de quarta-feira (11) e a outra na manhã do dia seguinte.

Na primeira ocorrência, os policiais abordaram um bitrem transportando madeira serrada de Rio Branco/AC até Livramento de Nossa Senhora/BA. O Documento de Origem Florestal (DOF) da carga autorizada o transporte de 30.04 m³ de madeira, de 5 essências diferentes. Após análise dos fiscais do INDEA (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso), foram encontradas 3 espécies diversas das autorizadas no DOF, inclusive Castanheira que tem seu corte e comercialização proibidos. Também foi verificado que o volume transportado era de 52, 99 m³, um excesso de mais de 20 m³.

A segunda ocorrência, também na manhã de quarta-feira, foi com outro caminhão que tinha como origem e destino, os mesmos do primeiro veículo abordado. Ao verificar o volume da carga, foi verificado que estavam sendo transportados 54,47 m³ de madeira, diferentemente dos 38,09 m³ autorizados no DOF.

Por fim, na tarde de quinta-feira (12), as equipes abordaram um caminhão transportando madeira serrada de Alto Paraíso/RO até Paratinga/BA. Ao fiscalizar a carga, foram encontradas essências diferentes das autorizadas no DOF.

As ações são desmembramentos da Operação Verde Brasil 2 que começou em 11 de maio está no escopo do Conselho Nacional da Amazônia (CNA), conselho regulado pela Vice-Presidência da República em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública.

As três ocorrências foram encaminhadas para Polícia Civil em Barra do Garças/MT
Imprimir