Imprimir

Imprimir Notícia

06/11/20 às 17:49

Mérito: Projeto ecológico de longa duração da UNEMAT de Nova Xavantina é aprovado entre mais de 200 projetos nacionais

O Projeto CNPq/PELD Transição Cerrado-Amazônia (PELD-TRAN), que estuda a transição entre os dois maiores biomas brasileiros há mais de 10 anos, foi aprovado na última seleção do edital do CNPq de 2020. O projeto vinha sendo desenvolvido sob a coordenação da Profa. Beatriz Schwantes Marimon da UNEMAT, Câmpus de Nova Xavantina-MT. A nova proposta, que tem como coordenador o Prof. Ben Hur Marimon Junior e vice coordenadora a Profa. Celice Alexandre Silva, foi uma das 36 aprovadas com recursos em todo o Brasil.
 
O projeto PELD da UNEMAT de Nova Xavantina garantirá o custeio e o financiamento de equipamentos e bolsas (cerca de 700 mil reais) para a continuidade das pesquisas e avaliações climáticas, mudanças ambientais e dinâmica da vegetação ao longo de mais de 3.000 km da transição Amazônia-Cerrado, em Mato Grosso e no sul do Pará. Esses estudos já produziram grandes resultados ao longo de uma década e foram publicados como artigos científicos em importantes revistas nacionais e internacionais, além de garantirem parcerias e convênios com universidades do Brasil, da Inglaterra e dos Estados Unidos.
 
O PELD (Programa Ecológico de Longa Duração) é o único programa permanente do CNPq e financia projetos pesquisa de longo prazo. A cada quatro anos, os projetos PELD são renovados via nova submissão de proposta. O PELD de Nova Xavantina teve sua primeira etapa aprovada em junho de 2010 e mais duas etapas se seguiram até 2020. Com a aprovação da nova proposta "Transição Cerrado-Floresta Amazônica: bases ecológicas e socioambientais para a conservação - Etapa IV", o projeto terá sua execução garantida até 2024, quando completará 14 anos de atividades.
 
Participarão da nova etapa do PELD de Nova Xavantina cinco professores de universidades da Inglaterra (Exeter, Leeds e Oxford), dois professores da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), um da UnB (Universidade de Brasília), uma jornalista da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e 26 professores e alunos da UNEMAT de Nova Xavantina, Alta Floresta, Cáceres, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra.
 
 
SOBRE O PELD
 
O Programa Ecológico de Longa Duração - PELD consiste em uma rede nacional de pesquisas de longo prazo, que visa compreender, organizar e consolidar os conhecimentos sobre a composição, funcionamento e mudanças dos ecossistemas brasileiros. A principal meta é gerar conhecimento e desenvolver ferramentas para avaliar a diversidade biológica, integrando grupos de pesquisa por meio da troca e sistematização de informações. Os sítios PELD têm papel destacado na formação de recursos humanos especializados (nível de pós-graduação, principalmente), constituindo polos de nucleação de grupos de pesquisa.
 
O primeiro projeto PELD da UNEMAT foi coordenado pela Profa. Beatriz Schwantes Marimon, doutora em Ecologia e docente do Câmpus de Nova Xavantina. Financiado pelo CNPq, a iniciativa foi implantada em 2010 no Parque Municipal do Bacaba, o que promoveu uma mudança significativa no ambiente acadêmico do Câmpus e do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação. 
 
A posição do sítio PELD-TRAN, na transição entre os dois maiores biomas da América do Sul, é estratégica para o desenvolvimento de estudos em escala global que buscam compreender a dinâmica das zonas de transição e os impactos das mudanças climáticas sobre os organismos de um ecossistema. Nesse sítio também são avaliados o estoque e balanço de carbono, determinando o estado de equilíbrio biogeoquímico do ecossistema frente às variações climáticas e ambientais. Ações de educação ambiental, divulgação científica e atividades envolvendo atores sociais também fazem parte das metas do PELD-TRAN.
 
Mais informações sobre o sítio PELD-TRAN estão disponíveis no vídeo abaixo:
Imprimir