Imprimir

Imprimir Notícia

04/11/20 às 18:41 | Atualizada: 04/11/20 às 18:53

MT - Fecomércio lança IPF-MT e apresenta pesquisa política com Ibope para senador; três lideram

Cumprindo mais uma promessa de campanha, a atual gestão à frente da Fecomércio-MT lançou nesta quarta-feira (04.11) o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT). Na oportunidade, foram divulgadas três pesquisas realizadas em conjunto com o Ibope: de aprovação dos governos federal e estadual e de intenção de voto para o Senado Federal.
 
Diante de autoridades representativas do comércio, da indústria e da agricultura, o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, reforça que a inauguração do IPF-MT atende a uma promessa de campanha e que vem para municiar o setor com informações seguras. “Sempre vimos a necessidade de a Federação ter dados do comércio local. Infelizmente tínhamos que recorrer a números que não refletiam a realidade do nosso estado”.
 
Participou do lançamento o presidente da Desenvolve MT, Jair de Oliveira Marques, que ressalta a importância de se instalar um instituto como forma de obtenção de números estaduais e, com isso, transformá-lo em ações para o estado. “Com a criação do IPF-MT, poderemos ter informações que nos darão subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas que ajudarão no desenvolvimento de Mato Grosso”.
 
Com relação às pesquisas apresentadas, o presidente da Federação espera mostrar como a população mato-grossense enxerga a atuação dos governantes, estadual e federal, além de divulgar, em primeira mão, a intenção de votos dos candidatos ao Senado Federal por Mato Grosso.
 
Pesquisa política
 
O levantamento de intenções de voto para o Senado Federal mostra uma liderança indefinida, com três candidatos numericamente empatados, seguidos por mais outros três candidatos em situação de empate técnico, considerando a margem de erro da pesquisa que é de 3 pontos percentuais (p.p.).
 
De acordo com o levantamento os candidatos Fávaro, Leitão e Taques aparecem com 13% das intenções de votos na modalidade estimulada. Na sequência, aparecem o Procurador Mauro, com 9%; a tenente-coronel Rúbia Fernanda, com 8%; e José Medeiros, com 7%.

O Instituo também divulgou a avaliação da administração atual do governador do estado por Mato Grosso, Mauro Mendes, e do presidente da República, Jair Bolsonaro. De acordo com os dados, Mauro Mendes tem a administração avaliada como ótima ou boa por 44% dos mato-grossenses, 38% a consideram como regular. Para 4% dos entrevistados, a gestão é ruim e 7% considera ser péssima. Não souberam avaliar somaram 7%.

O presidente da República apresenta melhor avaliação, onde 53% dos mato-grossenses consideram a administração como ótima ou boa, 26% disseram ser regular, 19% como ruim ou péssima. Apenas 1% da população não conseguiu avaliar.

O levantamento foi realizado entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro de 2020 e foram entrevistadas 812 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
 
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TRE) sob a inscrição MT-08527/2020.
 
Imprimir