Imprimir

Imprimir Notícia

30/10/20 às 17:52

PM de Água Boa luta por uma sede definitiva para o Comando Regional

Em missão pela Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), presidida pelo deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), os comandantes e tenentes-coronéis, Wendell Soares Sodré e Gyancarlos Paglyneari Cabelho, respectivamente, lotados no 13° Comando Regional e 16° Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), recepcionaram o parlamentar, na última terça-feira (27), em Água Boa (MT).
 
Claudinei conheceu toda a estrutura física do prédio que funcionam as duas unidades miliares e a Força Tática, sendo que estão instalados no local desde 2015. Segundo Sodré, a previsão para a mudança de local será para o próximo ano, já que não será renovado o contrato de locação por não haver interesse por parte do locador.
 
“Nós temos uma indicação da Câmara e do atual prefeito do município e devemos ir para onde, atualmente, funciona o Fórum que já conta com a construção de uma nova sede que deve terminar em fevereiro do próximo ano. Então, devemos mudar em março e ficar provisoriamente no espaço”, explica Wendell.
 
Terrenos
 
De acordo com o comandante do Comando Regional, a prioridade atual da instituição é lutar pela construção de uma nova sede já que possuem dois terrenos já garantidos a serem ocupados pela unidade. Ele pretende manter a mesma estrutura que ocorre no atual prédio.
 
“Nós temos um terreno próprio de 800 m², projeto pronto para a construção.  Segundo Assis (comandante e coronel da Polícia Militar), o valor vai estar disponível no valor de R$ 600 mil. O terreno é próprio. É bem localizado”, explica Sodré.
 
O tenente-coronel informou que tiveram uma área doada por um empresário, sendo que o terreno possui 8.000 m², só que há uns entraves para a definição quanto ao uso do espaço que está localizado em zona rural devido o plano diretor estar em fase de adequação por parte da prefeitura e, como, também, ficará a gestão após as eleições no município.
 
Estrutura
 
Sodré informou ao parlamentar que as estruturas físicas das unidades ligadas ao Comando Regional estão em grande maioria com boas condições, sendo umas em fase de reforma e construção. Ele destacou que apenas os municípios de Bom Jesus e Campinápolis que estão com os prédios em condições precárias.
 
Em relação ao efetivo, Wendell considera que seria interessante um aumento no quadro de até 50%, sendo que somente o município de Nova Xavantina não tem problemas. Ele exemplifica que não conseguem somar com a patrulha rural Maria da Penha com a Delegacia Regional que conta com um núcleo recém inaugurado - para atendimento de vítimas mulheres, crianças e adolescentes - por causa da falta de efetivo.
 
Em relação ao armamento, o comandante aponta a necessidade de aquisição de armas de fogo calibre 12, carabinas e fuzis. “Temos carência de armamento. Temos apenas uma, calibre 12. Está meio capenga”, ressalva.
 
Após os levantamentos, deputado explicou que levará todas as demandas para avaliação e aprovação com todos os integrantes da Comissão de Segurança e, assim, encaminhará para a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) para conhecimento e providências.
 
Além do deputado Claudinei, integram a Comissão da Casa de Leis, o vice-presidente Sílvio Fávero (PSL), os membros titulares Thiago Silva (MDB), Elizeu Nascimento (DC) e Ulysses Moraes (PSL).
 
Municípios - O 13° Comando Regional atende Água Boa, Nova Xavantina, Campinápolis, Cocalino, Canarana, Querência, Ribeirão Cascalheira, Serra Nova, Serra Dourada, Novo Paraíso e os distritos de Novo Brasil, Nova Nazaré e São José do Couto.
Imprimir