Imprimir

Imprimir Notícia

20/10/20 às 15:35 | Atualizada: 20/10/20 às 15:40

Macaca vítima de atropelamento é resgatada em Guarantã do Norte

Uma macaca da espécie cuxiú-de-nariz-branco foi resgatada às margens da rodovia BR-163. A primata foi entregue pela população ao Corpo de Bombeiros Militar que acionou a regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em Guarantã do Norte, 730 km ao Norte de Cuiabá.

O animal recebeu os primeiros atendimentos em uma clínica particular no município e ontem (16) seguiu para o campus de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso. A jovem fêmea aparenta ter sido vítimas de maus tratos. Por ser dócil e apresentar subnutrição, há suspeita de que tenha sido domesticada ilegalmente.

A Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema já acionou Centro Nacional de Primatas para que a macaca receba os devidos encaminhamentos assim que tiver alta hospitalar. O cuxiú-de-nariz-branco é uma espécie quase ameaçada de extinção nativo da região Sul da Floresta Amazônica. É um primata pequeno, de até 3 quilos, e normalmente vive em bandos de até 40 indivíduos.

A Sema orienta a população a não tentar domesticar animais de vida livre. Manter animais silvestres em cativeiro sem a devida anuência dos órgãos ambientais é ilegal e traz prejuízos à saúde do animal e ao desenvolvimento do animal, como estresse e subnutrição, podendo, inclusive, leva-lo a óbito.
Imprimir