Imprimir

Imprimir Notícia

19/10/20 às 16:58

Sebrae MT atua em vários municípios da região do Pantanal

Centro das atenções do Brasil e do mundo, especialmente nos últimos meses por causa do fogo que se alastra, tendo consumido, até o dia 11/10, 27% dos seus 15 milhões de hectares, segundo cálculos do Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o Pantanal é uma região que concentra atividades econômicas de peso, como turismo e pecuária.

Com os títulos de Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade, concedidos pela Unesco (Organização nas Nações Unidas para a Educação, Saúde, Ciência e Cultura) em 2000, o Pantanal é uma das maiores extensões alagadas contínuas do planeta, localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai.

Possui cerca de 150.000 km², área aproximada à de Portugal (92.212 km²) e Áustria (83.979 km²) juntas, ou aos estados de Santa Catarina (95.346 km²) mais o Espírito Santo (46.095 km²), sendo que a maior parte (65%) de seu território está em Mato Grosso do Sul (Microrregião do Baixo Pantanal e Microrregião de Aquidauana) e 35% em Mato Grosso (Microrregião do Alto Pantanal).

Por conta das inúmeras possibilidades de desenvolvimento econômico, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae MT) desenvolve atividades, projetos e programas em sete municípios do Pantanal Mato-grossense – Cáceres, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Poconé, Lambari do Oeste e Itiquira.

Juntos, concentram uma população de 185.093 habitantes e 12.850 empresas, sendo grande parte microempresa (4.126) e empresas de pequeno porte (414). Seguindo tendência nacional, os microempreendedores individuais (MEI) são maioria, com 7.320 CNPJ nessa categoria. As demais - médias e grandes empresas - somam 353. Os dados são da Receita Federa do Brasil e referem-se a 2020.

De 2018 a 2020, o Sebrae MT trabalhou no fomento ao empreendedorismo e atendimento aos empresários em áreas estratégicas, fazendo 3.352 orientações empresariais, 739 formações para empresários e 1.169 consultorias em gestão e tecnologia. Estimulou o desenvolvimento das cadeias de valor empresarial nos segmentos de turismo e alimentação, através de projetos e programas nas áreas de piscicultura, produção de leite, de hortifrútis e produtos orgânicos.

Durante os últimos três anos, foram organizados 109 eventos presenciais na região, entre feiras, rodadas de negócios, missões técnicas etc. Só em 2020, já foram 10 eventos on-line para a classe empresarial do setor de turismo, focado, sobretudo, na retomada das atividades.

Cáceres é uma das integrantes do programa Cidade Empreendedora e Sustentável, cujo objetivo é melhorar o ambiente de negócios e promover o desenvolvimento local, trabalhando aspectos como desburocratização, compras governamentais, levantamento de oportunidades, plano econômico, informações qualificadas sobre o município para atração de investimento e incentivo ao empreendedorismo entre jovens.

Todos os trabalhos desenvolvidos pelo Sebrae MT têm como premissa a sustentabilidade da vida – nos âmbitos ambiental, econômico e social – e no engajamento dos pequenos negócios aos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), referência do Sistema Sebrae em Negócios Sustentáveis, atua na produção de conhecimento e disseminação de práticas inovadoras.
 
Imprimir