Imprimir

Imprimir Notícia

09/12/15 às 23:35

Novo presidente da Aprosoja defende diálogo

Nesta quinta-feira, 10, toma posse como novo presidente da Aprosoja-MT o produtor rural Endrigo Dalcin, de Nova Xavantina, na região do Araguaia. A eleição foi marcada por uma disputa acirrada, em que 2.437 associados, dos 3.741 aptos a votar, compareceram ao pleito. “Isso mostra um amadurecimento dos produtores e uma união que queremos fortalecer”, afirma Endrigo.

Além da proposta de dialogar com a classe e engajar sua participação, o novo presidente promete trabalhar com foco no gargalo logístico. “Não adianta só aumentar a produtividade da porteira para dentro, precisamos escoar essa produção”, disse. A articulação de políticas agrícolas é outro ponto que receberá atenção. Dalcin citou como exemplo ações relacionadas à Lei de Cultivares e à Lei de Defensivos.

Sobre a safra 2015/2016, o gestor avalia que dificuldades impostas desde o início do ano devem refletir na produtividade. “Na chegada de 2015, o agricultor que precisava de dinheiro sofreu com a liberação de crédito, que só aconteceu no segundo semestre, e teve que lidar com a desvalorização cambial que encareceu os insumos. Depois, recebeu a notícia de que o El Niño seria forte e viu o plantio da soja atrasar por conta da falta de chuvas. Grandes áreas passaram por replantio e esse atraso pode refletir ainda na produção da segunda safra de milho. Então, foram muitos os sinais amarelos acendendo para o produtor”, afirmou Dalcin.

De acordo com ele, com tantos desafios, representar os cerca de 5.800 produtores associados à Aprosoja-MT é um orgulho e uma responsabilidade grande. “Nos próximos dois anos vamos lutar com dedicação e ânimo para defender uma associação que eles construíram”, disse Endrigo Dalcin em entrevista ao Portal DBO.
Imprimir