Imprimir

Imprimir Notícia

16/10/20 às 18:19 | Atualizada: 16/10/20 às 18:40

Nova Xavantina - Com apoio da Polícia Civil, SEMA suspende atividades de garimpo no Córrego Antártico

A Polícia Judiciária Civil de Nova Xavantina juntamente com a SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), realizaram uma operação na manhã desta sexta-feira (16.10), resultando na suspensão do garimpo devido a irregularidades encontradas na fiscalização.

Com objetivo de fiscalizar um possível dano ambiental causado por um garimpo instalado no Córrego Antártico que busca a extração de gemas de diamantes, a equipe da SEMA com apoio da Policia Civil se deslocaram até o local da Balsa, constatando algumas irregularidades.

No local, foram encontrados ainda diversos galões cheios de combustível (óleo diesel), os quais estavam armazenados de forma irregular, configurando a prática de crime ambiental.

Durante a fiscalização, a SEMA reforçou ainda que a atividade desempenhada pelo garimpo ali instalado corre o risco grave de causar sérios danos ao Córrego Antártico, pois a atividade do garimpo irá fazer uma barreira no Córrego, sugando sedimentos naturais, causando diminuição do volume de agua após a barreira, o que certamente causará enorme turbidez da água, além do risco de derramamento de óleo, levando com que a água do córrego se torne imprópria para o consumo.

Pelo princípio da PRECAUÇÃO, a fim de resguardar o equilíbrio ambiental, a SEMA decidiu suspender a Licença de Operação da atividade do referido garimpo até segunda ordem.
Imprimir