Imprimir

Imprimir Notícia

16/10/20 às 12:04

Obras da FICO devem começar em abril de 2021

As obras de Mara Rosa/GO a Água Boa/MT devem começar em abril de 2021 e a Vale terá prazo de 5 anos para executar a obra. Essas foram algumas informações que o diretor substituto de ferrovias, André Luiz da Silva, relatou durante a conversa com o deputado Dr. Eugênio, que fez uma transmissão ao vivo direto de Água Boa.

São 383 quilômetros de trilhos ligando o Araguaia com a Ferrovia Norte Sul em Goiás. Trata-se de uma revolução no setor ferroviário para o Araguaia, uma grande fronteira agrícola em franca expansão.

Água Boa

O terminal de carga e descarga está confirmado para Água Boa, mas ainda não foi definido o local exato pela Vale, dependendo do projeto executivo. Mara Rosa/GO terá um porto de conexão com a Ferrovia Norte Sul. Esses detalhes só serão tratados mais tarde a partir do projeto executivo a ser elaborado pela Vale. Esse projeto deve ser entregue após tratativas com a Valec, empresa de ferrovias do Governo Federal, ainda antes do começo das obras ferroviárias.

BR-158

A sequência do projeto de asfaltamento da BR-158 será mesmo pelo contorno da reserva indígena Marãiwatsédé em Alto Boa Vista. São previstos 82km cujo trecho já está licitado. Já tem Licença Prévia e só espera a Licença de Instalação para iniciar a obra. Depende de definição de licenciamento ambiental e devido à restrição orçamentária. Em 2003 eram R$ 20 bilhões em recursos. Porém, de lá para cá o orçamento do ministério vem caindo.

Em 2020, são menos de R$ 7,5 bilhões. O Ministério da Infraestrutura o ministro Tarcisio Gomes de Freitas. Na calha da BR-158 desde Ribeirão Cascalheira/MT a Marabá/PA, está crescendo a participação da soja como produto de exportação. Isso exige cada vez mais rodovias e pontes. Ainda restam 130 quilômetros de chão batido para completar o asfaltamento da rodovia.
Imprimir