Imprimir

Imprimir Notícia

09/10/20 às 11:37 | Atualizada: 09/10/20 às 11:58

'O governador Mauro Mendes cumpriu a palavra', afirma presidente do Instituto Lions

O presidente do Instituto Lions da Visão em Mato Grosso, Whady Lacerda, afirmou que o governador Mauro Mendes “cumpriu a palavra” ao destinar o repasse de R$ 1,2 milhão para a finalização da obra do novo Hospital Lions da Visão em Cuiabá.

A oficialização do contrato ocorreu na manhã desta quinta-feira (08.10). A previsão é que as obras da unidade, que é o maior hospital filantrópico oftalmológico da América Latina, sejam concluídas em 2021.

Lacerda lembrou que a obra foi iniciada há mais de 10 anos. E que as últimas duas gestões prometeram retomar a obra, mas a promessa “nunca saiu do papel”.

“Fomos ao governador Mauro Mendes que imediatamente disse ‘vou te liberar esse recurso e você vai terminar’. E cumpriu a palavra. Todo mundo conhece essa obra e espera por essa obra. Recebi inúmeras mensagens por WhatsApp e email, dos EUA, Canadá, de toda a área na América Latina, me cumprimentando e esperando pela inauguração”, relatou, emocionado.

O presidente do instituto explicou que hoje o atendimento é feito em dois consultórios, pelo sistema SUS, e que o novo hospital vai ampliar e muito a capacidade de atender os pacientes, desde a primeira consulta, passando por exames e até mesmo cirurgias.

“Estamos hoje funcionando com dois consultórios. Aqui nós vamos ter 10 consultórios. Temos uma sala cirúrgica. Aqui vamos ter seis salas cirúrgicas. Nós vamos ter aqui um trabalho que não existe em Mato Grosso, que é a retinopatia diabética, e teremos também transplante de córnea. Teremos estrutura para atender até 10 mil pessoas por mês. Hoje atendemos 1200. Poderemos fazer até 1500 cirurgias por mês. Nós só atendemos o necessitado, somos exclusivamente SUS”, relatou.

A administradora e diretora financeira do Instituto Lions da Visão, Regina Maria Pereira de Souza, também destacou que a retomada dessas obras é a “realização de um sonho”.

“Tivemos uma ajuda muito grande do nosso então governador Blairo Maggi e conseguimos construir o que temos hoje. Depois tivemos eternas promessas de ‘n’ governadores passados, que nos prometeram a finalização de nossa obra. Mas agora, graças a Deus e ao nosso governador Mauro Mendes, temos a alegria de ver um sonho que estamos esperando há mais de 10 anos. Hoje nós estamos aqui para dar o pontapé inicial para a finalização dessa obra. Estamos realizando um sonho depois de muita luta”, declarou.

Regina Souza mencionou que o novo hospital vai ofertar até 120 novos procedimentos à população, como transplante de córneas, procedimentos de retina, cirurgia pediátrica, tomografias, ultrassonografias, entre outros.

“Nós vamos ampliar nosso atendimento, dobrar os procedimentos. Hoje atendemos num lugar de mil metros, já o hospital tem 3 mil metros de área construída, com muitos serviços à comunidade, como tratamento de retina, transplante de córnea, residência médica... Vamos ter quatro centros cirúrgicos, com atendimento hospitalar e cirurgias pediátricas também”, concluiu.
Imprimir