Imprimir

Imprimir Notícia

04/12/15 às 14:19 | Atualizada: 05/12/15 às 00:15

ARARATH 10 - PF apreende fortuna e Mustang; veja onde são cumpridos mandados

Policiais federais apreenderam na 10ª fase da “Operação Ararath” um veículo Mustang. O carro esportivo é avaliado em mais de R$ 170 mil e foi levado para um fiel depositário.

Além do carro de luxo, os policiais apreenderam uma grande quantidade em dinheiro em vários locais onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão. Os valores ainda estão sendo contabilizados. Diversos documentos e mídias eletrônicas também foram levados a Superintendência da Polícia Federal.

Ao todo, foram expedidos pela 5ª Vara Federal de Mato Grosso, 47 mandados de busca e apreensão, 18 de condução coercitiva e um de prisão preventiva. São cumpridos mandados em seis estados.

Em Cuiabá, foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão, 6 de conduções coercitivas além da prisão do ex-secretário, Eder de Moraes Dias. Entre os alvos, estão os ex-secretários Vivaldo Lopes, Avaneth Almeida das Neves e Edmilson José dos Santos. 

Avaneth Almeida das Neves não foi localizada em Cuiabá. Ela está em Campo Grande (MS) e irá prestar depoimento na sede da Polícia Federal do estado vizinho.

O empresário Valdir Piran também teve mandado de condução expedido, mas ainda não foi localizado. Ele estaria em Brasília. Uma outra pessoa que teve mandado de condução coercitiva também não foi encontrada pois está fora do Estado.

Já no Distrito Federal, são 18 mandados de busca e apreensão expedidos e 6 de conduções coercitivas. Em São Paulo, foram 10 de busca e apreensão e outros 5 de condução coercitiva.

Ainda foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Luziânia (GO) e um em Itapema (SC). No Rio de Janeiro foi expedido um mandado de condução coercitiva.

As investigações desta fase visam apurar a realização de pagamentos de R$ 313.165.011,26 milhões por parte do Governo do Estado em desacordo com as determinações legais a empreiteiras. Posteriormente, esses recursos eram destinados em favor de agentes públicos e empresários mediante a utilização de instituição financeira clandestina. 

A análise de documentos apreendidos em fases anteriores em conjunto com outros elementos de prova apontaram a utilização de complexas medidas de engenharia financeira praticadas pelos investigados com o objetivo de ocultar a real destinação dada a valores de precatórios pagos pelo Estado de Mato Grosso em nítida violação à ordem cronológica e determinações legais. Foi determinado também o sequestro de bens dos acusados.

Preso pela terceira vez na “Operação Ararath”, o ex-secretário Eder Moraes é acusado de descumprir por 92 vezes os termos de uso da tornozeleira eletrônica. De acordo com o advogado Ricardo Spinelli, a bateria do equipamento apresentou defeito, o que pode ter causado o descumprimento das medidas.

Eder já deixou a superintendência da Polícia Federal. Ele foi encaminhado ao Centro de Custódia de Cuiabá onde cumprirá prisão preventiva.

VEJA ONDE SÃO CUMPRIDOS OS MANDADOS
Cuiabá - 15 de busca e apreensão e 6 conduções coercitivas
Distrito Federal - 18 de busca e apreensão e 6 de condução coercitiva
São Paulo - 10 de busca e apreensão e 5 de condução coercitiva
Goiás - 2 de busca e apreensão
Santa Catarina - 1 de busca e apreensão
Rio de Janeiro - 1 condução coercitiva
Imprimir