Imprimir

Imprimir Notícia

24/08/20 às 14:20

Precocidade dos animais é destaque na 12ª etapa do Circuito Nelore em Água Boa

A 12ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, promovida na unidade da Friboi no município de Água Boa (MT), realizou a avaliação de 169 animais, entre os quais 115 eram machos, além de 54 fêmeas. As informações são da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ANCB) e da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT).
 
Nas avaliações, a grande maioria dos animais participantes destacou-se pela precocidade e bom volume de peso. Noventa por cento dos animais apresentaram até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade) e também 90% deles registram mais de 18 arrobas de peso, com a média chegando a 21 arrobas nesta etapa. Em relação ao acabamento, 50% dos animais tinham cobertura de gordura mediana.
 
Terminadas as avaliações, o Melhor Lote de Carcaças de Machos, conquistando a Medalha de Ouro, foi de Carlos Atílio de Negri, da Fazenda Bariri (Canarana/MT). A Medalha de Prata nesta categoria ficou com Romualdo Dearo da Silva, do Sítio Sofia (Gaúcha do Norte/MT). Já a Medalha de Bronze foi para Alceu Brantel Penteado, da Fazenda Córrego Fundo (Água Boa/MT).
 
Na avaliação das fêmeas, os pecuaristas também apresentaram animais precoces, afinal, 93% dos animais tinham até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade). No peso, 57,5% dos animais com mais de 13 arrobas e ainda com 94% das fêmeas com cobertura de gordura mediana ou uniforme.
 
Em Água Boa, o Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas foi apresentado por Euclides Facchini Filho, da Fazenda Roberta (Nova Xavantina/MT).
 
“Nós entendemos que é importante e necessário participar das etapas do Circuito Nelore. É a partir dessas avaliações que conseguimos mensurar o nosso investimento feito em precocidade, melhoramento genético e com a nutrição mais adequada, o que nos permite fazer correções desde o nascimento dos bezerros até a terminação. É uma ferramenta que nos orienta no desenvolvimento do trabalho na fazenda”, destaca Euclides Facchini, que conquistou a Medalha de Ouro.
 
Circuito Nelore de Qualidade

 
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
 
Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. 
 
Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore
  Imprimir