Imprimir

Imprimir Notícia

08/08/20 às 12:25 | Atualizada: 08/08/20 às 12:35

Prefeita e vice-prefeito de São Félix do Araguaia lamentam a morte do bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga

Morreu às 9h40 deste sábado (8), o bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT), Dom Pedro Casaldáliga, de 92 anos, enquanto estava internado na cidade de Batatais, São Paulo. O religioso ficou conhecido por suas posições políticas e pelo trabalho pastoral ligado a causas como a defesa de direitos dos povos indígenas e o combate à violência dos conflitos agrários

A morte de Casaldáliga foi confirmada pela Prelazia de São Félix do Araguaia, Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) e a Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos).


A prefeita de São Félix do Araguaia – MT, Janailza Taveira Leite e o vice-prefeito José Divino, externam profundo pesar pela morte de dom Bispo Dom Pedro, de 92 anos, e decreta luto oficial por três dias em São Félix do Araguaia. “É com imenso pesar que recebemos  a notícia da morte,de Dom Pedro Casaldáliga de, ocorrida na cidade de Batatais – SP. Deixo aqui meus sinceros sentimentos pela morte de dom Dom Pedro e desejo força e conforto a toda comunidade católica de São Félix do Araguaia e região, a quem o bispo dedicou parte de sua trajetória com empenho e fé”, disse a prefeita.

Recentemente, Casaldáliga assinou uma carta, juntamente com outros bispos e arcebispos da Igreja Católica, com críticas ao governo Jair Bolsonaro. No documento, os religiosos citam que o governo federal demonstra "omissão, apatia e rechaço pelos mais pobres", além de "incapacidade para enfrentar crises".

Casaldáliga foi um dos maiores defensores e propulsores da Teologia da Libertação no Brasil, mas não se limitou a ser bispo. É poeta, tem veias jornalísticas e atuou ativamente contra a ditadura. Ajudou a defender uma população pobre, esquecida, ameaçada pelo latifúndio e reprimida pelo Estado militar em uma cidadezinha do interior brasileiro.

A sua vida foi relatada na biografia “Um bispo contra todas as cercas”, da autora Ana Helena Tavares, lançada em 2019. A obra resgata a vida do clérigo desde seus dias como Pere Casaldáliga (seu nome de batismo), até transformar-se em Pedro, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia – um lugar escondido no estado do Mato Grosso que teria destaque nacional pela chegada do espanhol.

Além da atuação pastoral, Casaldáliga ficou conhecido pela produção literária, tanto de poesias quanto de manifestos, artigos, cartas circulares e obras com cunho político ou de temas ligados a espiritualidade, publicadas no Brasil e no exterior. Em 2013, recusou-se a dar seu nome a um prêmio de jornalismo por se opor à nomeação da então secretária estadual de Cultura, Janete Riva.


Bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT) nasceu na Espanha em 1928 e se mudou para o Brasil aos 40 anos. Um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), ele também publicou poesia e manifestos e lançou obras de cunho político e com temas ligados à espiritualidade. Seu trabalho junto aos índios xavantes, após anos de embate judicial contra latifundiários e produtores rurais, fez com que recebesse ameaças de morte em 2012. Casaldáliga, que também sofria de mal de Parkinson, vivia acamado em São Félix do Araguaia. ““Ser o que se é / Falar o que se crê / Crer no que se prega / Viver o que se proclama / Até as últimas consequências”.

O velório acontecerá em três locais:

1 – Em Batatais – SP

Após uma longa internação, morreu na manhã deste sábado (8), Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT). Ele estava internado em um hospital de Batatais (SP) com insuficiência respiratória.

O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado, no dia 08 de agosto de 2020, a partir das 15 horas na capela do Claretiano – Centro Universitário de Batatais, unidade educativa dirigida pelos Missionários Claretianos, situada à rua Dom Bosco, 466, Castelo, Batatais, São Paulo, Brasil.

A missa de exéquias será celebrada, em Batatais, no dia 09 de agosto de 2020 às 15h, no endereço acima e será aberta ao público em geral, além de ser transmitida ao vivo pelo link https://youtu.be/spto8rbKye0. O link estará aberto para que outros veículos de comunicação possam retransmitir. 

2 – Em Ribeirão Cascalheira – MT

O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado no Santuário dos Mártires, a partir do dia 10 de agosto, sem previsão de horário de chegada do corpo.

3 – Em São Félix do Araguaia – MT

O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado no Centro Comunitário Tia Irene. O sepultamento será em São Félix do Araguaia, sem previsão de dia, pois antes passará por Ribeirão Cascalheira.

A Prefeita de São Félix do Araguaia decreta luto oficial de sete dias.
 
Imprimir