Imprimir

Imprimir Notícia

06/08/20 às 18:40

Bombeiros, Forças Armadas e Sesc Pantanal combatem incêndio na maior Reserva Natural do Brasil, em MT

As Forças Armadas, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e o polo socioambiental Sesc Pantanal combatem incêndio na maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN Sesc Pantanal), localizada em Barão de Melgaço, nesta quinta-feira (06/08). Mais de 100 homens atuam no enfrentamento ao fogo e a previsão é que cerca de 100 mil litros de água sejam usadas nas ações de hoje.

O incêndio, que atingiu a divisa norte da reserva, no distrito de São Pedro de Joselândia, teve início no último domingo (02/08) e ganhou grandes proporções no decorrer da semana. Outro foco, na divisa sul, começou na Aldeia Indígena Perigara e também avança.

“O Sesc Pantanal tem um intenso trabalho de prevenção, feito durante todo o ano, por equipes experientes, mas os ventos fazem o fogo atravessar aceiros, estradas e até rios. Continuamos nosso trabalho, intensamente, para combater este incêndio, em parceria com as Forças Armadas e Bombeiros”, diz a superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano.

Juntamente com as Secretarias de Estado de Meio Ambiente e a de Segurança Pública, as equipes estabelecem prioridades para o enfrentamento na região. Com aviões e tropas terrestres, as equipes agem estrategicamente para chegar em áreas de difícil acesso, com o reforço da aeronave Super Cougar (UH-15), da Marinha do Brasil, que chegou hoje. Os dois aviões de combate dos Bombeiros têm capacidade para carregar 3 mil litros de água cada.

O Sesc Pantanal oferece, ainda, avião para monitoramento, pás carregadeiras, caminhão pipa e bombas costais. As equipes estão concentradas no Parque Sesc Baía das Pedras, unidade do Sesc Pantanal, em Poconé, que é o ponto de apoio para a coleta de água para os aviões.

“As condições atmosféricas, acúmulo de biomassa, ventos fortes e falta de acesso trazem dificuldades ao combate”, alerta o comandante do batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Gledson Bezerra.
Imprimir