Imprimir

Imprimir Notícia

05/08/20 às 10:04

Covid-19: Conselhos tutelares recebem recomendação sobre o atendimento a crianças e jovens indígenas

A Fundação Nacional do Índio e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgaram, na última sexta-feira (31), a Recomendação nº 01, que dispõe sobre cuidados a crianças e jovens indígenas no contexto da transmissão comunitária do novo coronavírus.
 
O documento visa a auxiliar a atuação profissional dos conselheiros tutelares e demais agentes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD). Entre as disposições, o material ressalta que é crucial utilizar linguagem culturalmente acessível, preferencialmente nas línguas indígenas, para informar medidas de prevenção à covid.
 
A publicação destaca, ainda, a necessidade de comunicar imediatamente os órgãos competentes sempre que surgirem casos de contaminação na faixa etária. Também integra as recomendações a importância do convívio familiar e comunitário, levando em consideração o melhor interesse da criança e do jovem indígena.
 
Proteção
 
Integram o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) os agentes públicos e da sociedade civil que atuam na Rede de Atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Educacional, Rede Socioassistencial, Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, Polícias Militares do Batalhão Escolar, Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente, Unidades de Acolhimento Institucional, Vara da Infância e Juventude, unidades socioeducativas e unidades para cumprimento de medidas socioeducativas de meio aberto.
 
 
Com informações do MMFDH
Imprimir