Imprimir

Imprimir Notícia

30/07/20 às 22:58

Autorização para construção da Ferrovia FICO eleva potencial econômico e social do Araguaia e MT!

O Tribunal de Contas da União autorizou a renovação antecipada dos contratos de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas e assim, será possível implementar a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), que beneficiará o escoamento da produção de grãos do Vale do Araguaia através dos 348 quilômetros do trecho entre Agua Boa até Mara Rosa em Goiás e daí cujo trilhos se conectarão com a Ferrovia Norte-Sul.
 
Desta forma os grãos produzidos nesta região do Vale do Araguaia chegará aos principais portos de exportação do Brasil, como Itaqui, no Maranhão, ou ao Porto de Santos.
 
Para o deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), a região do Vale do Araguaia pode aumentar de forma muito expressiva as exportações de Mato Grosso.
 
“O estado exporta hoje 70 milhões de toneladas e só a produção do Vale do Araguaia pode contribuir com mais 30 milhões de toneladas com a entrada em funcionamento da ferrovia, passando assim o estado a exportar 100 milhões de toneladas de grãos”, estimou o deputado.
 
Dr. Eugênio destaca ainda os benefícios sociais que a ferrovia pode trazer para toda a região.
 
“Serão beneficiadas diretamente as comunidades que estão nos 400 quilômetros laterais da ferrovia, gerando emprego para a população, renda para os trabalhadores e desenvolvimento para todo o Araguaia, melhorado os indicadores sociais”,afirmou ele.
 
As obras da FICO devem ter início no ano que vem, segundo o Ministério da Infraestrutura.
 
Na segunda etapa de obras, a previsão é que sejam feitos 518 km de Água Boa até Lucas do Rio Verde, com construção de um terminal de cargas e os trilhos passando por mais 15 cidades da região e 740 quilômetros até Porto Velho, em Rondônia.
 
Imprimir