Imprimir

Imprimir Notícia

25/07/20 às 14:07

Concursos e coronavírus: bancas avaliam como será a aplicação de provas

Com a pandemia do novo coronavírus, muita coisa mudou. A recomendação principal de isolamento social como medida de segurança para conter a propagação da doença resultou no cancelamento ou adiamento de atividades com aglomeração de pessoas, como eventos públicos, festas, shows e até mesmo provas, já que manter vários candidatos confinados em uma mesma sala durante horas poderia apresentar um risco para a saúde.

As provas de concurso público foram um aspecto bem afetado por conta da doença, fazendo com que os candidatos ficassem receosos em relação à data e ao modelo de realização das provas. De acordo com levantamento realizado pelo Gran Cursos Online, até o dia 23 de julho, 40 provas tiveram a data remarcada e várias outras sofreram com suspensão e até cancelamento.

Com a chegada do segundo semestre e o início do processo de reabertura em algumas cidades, algumas das avaliações estão com previsão para acontecer nos próximos meses. Entretanto, os candidatos devem ficar atentos a possíveis mudanças no calendário.

Entre as diferentes instituições responsáveis pela organização e execução de concursos públicos e processos seletivos de várias áreas, como Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE), Instituto AOCP e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é possível ter acesso às informações divulgadas acerca dos próximos passos.

A Cebraspe, por exemplo, publicou um edital específico para os candidatos, com procedimentos de segurança que devem ser adotados durante a realização das provas, além de adaptação da estrutura e aplicação das avaliações, disponibilizado álcool 70%, sabão líquido nos banheiros, lenços para higiene nasal e sacos plásticos individuais para descarte dos itens.

Outras bancas também fizeram declarações acerca do cumprimento dos protocolos de saúde e estratégias para a diminuição de aglomerações para, possivelmente, aplicar as provas até o final do ano.

É importante lembrar que cada município está em um estágio diferente em relação à doença. Portanto, muitas bancas ainda não conseguem definir como será a estratégia de aplicação das provas em nível nacional, já que é preciso levar em consideração as cidades e os estados do país de maneira individual.

De qualquer forma, é importante que os candidatos mantenham o foco nos estudos da maneira que for possível, lembrando sempre de cuidar da saúde física e mental, que pode ficar fragilizada durante a pandemia. Como o cenário ainda é incerto, existem chances de que as provas sejam remarcadas, e o nível de preparo do candidato será um fator decisivo para um bom resultado na avaliação.
Imprimir