Imprimir

Imprimir Notícia

23/07/20 às 19:53 | Atualizada: 23/07/20 às 21:01

Lei proíbe, mas tem lixo jogado para todo lado às margens das estradas

Proprietários rurais que ficam às margens das estradas do contorno que liga o antigo Aeroporto - bairro Noroeste com o bairro Universitário - e nas bordas da rodovia MT-414 no sentido Vau dos Gaúchos, não suportam mais o lixo que sempre são dispensados frequentemente nas redondezas.

Após recebermos várias denúncias, a reportagem convidou o vereador e presidente da Câmara Luís César (Cesinha) para nos acompanhar até os locais citados, onde foi constatado a veracidade dos fatos. Tem lixo para todo lado. No perímetro urbano, às margens de represa, vertentes, e resíduos jogados até no meio de lavoura e pastagens, onde os animais poderão ingeri-los e causar vários danos e até mesmo a morte.

Um produtor rural que tem uma chácara nas imediações no antigo aeroporto disse à reportagem que tem que recolher todos os dias sacolinhas 'voadoras’ do lixo jogado do outro lado da estrada. Quando jogam do lado dele é recolhido no mesmo dia para evitar o começo de um lixão.

Há placas instaladas pela prefeitura com avisos sobre o Art. 54 da Lei nº 9.605/1998 (Lei dos Crimes Ambientais) que punem os infratores poluidores com multa e/ou reclusão de até quatro anos, mas não são respeitadas. O que teria que ser feito com mais frequência é o recolhimento dos lixos, além de um serviço de fiscalização mais constante porque uma testemunha ouvida pela reportagem disse que sempre vê veículos parando e descartando lixo doméstico, móveis velhos e até animais mortos.

Sempre no lixo fica uma prova de quem era o dono. Uma sugestão seria vasculhá-lo para encontrar dados do criminoso e autuá-lo.

Ciente da situação o vereador Cesinha comprometeu buscar alternativas junto à prefeitura para resolver o problema.

Imprimir