Imprimir

Imprimir Notícia

01/12/15 às 12:12

Aluno novaolimpiense é o primeiro tricampeão de Mato Grosso na OBMEP

Érick de Freitas Mascarenhas, aluno novaolimpiense, atualmente na escola estadual Wilson de Almeida, é o primeiro aluno mato-grossense a conquistar o tricampeonato nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP, colecionando três medalhas ouro, conquistadas em 2013, 2014 e 2015. Atualmente, Érick está entre os 500 melhores alunos do Brasil.

O município de Nova Olímpia, também teve como destaque neste ano de 2015, o aluno Kaowan Pereira Gomes dos Santos, da Escola Wilson de Almeida, que pelo segundo ano consecutivo conquista medalha de bronze, e ainda os  alunos Carlos Emanuel Gomes Mariano (Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus), Daniel Balbueno de Andrade (Escola Municipal Maria Aparecida Cavalini Soares Mozar), Keitty Macuchapi dos Santos (Sagrado Coração de Jesus), Mateus Eduardo Dias de Oliveira (Wilson de Almeida), Afonso Kawan do Nascimento Nanci (Escola Estadual João Monteiro Sobrinho), Diego Goncalves Barbosa (Escola Estadual Francisca de Souza Alencar) com menção honrosa por participação e classificação.

A OBMEP é voltada para alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio. A disputa por prêmios ocorre de acordo com a classificação em provas que avaliam conhecimentos de álgebra, equações simples e compostas, trigonometria e frações, entre outros conteúdos adaptados aos níveis dos estudantes.

Participam escolas públicas federais, estaduais e municipais de todo o País. O evento é uma promoção do governo federal em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Os competidores são divididos em três níveis e participam de duas fases eliminatórias. Na primeira etapa, são aplicadas provas objetivas de 20 questões que o aluno realiza na própria escola. A correção é feita pelos professores, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela Direção Acadêmica da OBMEP.

Na segunda etapa, participam 5% dos estudantes com melhor desempenho na 1ª fase, em cada nível. A prova é discursiva e realizada sob a responsabilidade de aplicadores escolhidos pela organização da olimpíada.

Entre os prêmios estão medalhas de ouro, prata e bronze, bolsas de iniciação cientifica para alunos, cursos de aperfeiçoamento destinados a professores, um notebook com kit de data-show e livros para composição de uma biblioteca de matemática para os estabelecimentos de ensino. Os municípios com maior pontuação em seus Estados e no quadro geral do país também recebem troféus.

De Mato Grosso, além de Érick de Freitas Mascarenhas, também ganharam medalhas de ouro os alunos Rafael Henrique Turra Schmidt (São José do Rio Claro) Wender Junior Borges Campos (Rondonópolis) e Gabriel Luiz Garbossa (Primavera do Leste).

TANGARÁ DA SERRA – O município de Tangará da Serra teve 35 alunos destacados. Quatro ganharam medalha de bronze e os demais receberam menção honrosa da OBMEP.

Conquistaram medalhas de bronze, os alunos Débora de Paula Zanato (Escola Joana D'arc), Gabriel Lopes Santos (José Nodari), Gustavo da Silva Maciel (Dom Bosco) e Mayara Caroline Volkmer (Antenor Soares).

Recebem Menção Honrosa por participação e classificação, os alunos Markus W. Menezes (Escola Joana D'arc), Matheus Brito dos Santos (Joana D'arc), Aline Buehrmann Navodovoski (José Nodari), Ana Lídia Santos da Silva (Ulisses Guimaraes), Andressa Aparecida Rodrigues Campos (Dom Bosco), Bruno Sugiki Sartori (Dom Bosco), Jerson Ribeiro Carvalho (Fábio Diniz Junqueira), Kamilly Vitoria da Silva Melo (Bento Muniz), Karen Danielle Pinheiro (Antenor Soares), Lana G. Fabricio Sales (Bento Muniz), Luna Roberta Pinaffi Martins (José Nodari), Matheus Brayan Alves dos Santos (Antenor Soares), Paolo Mateus do Nascimento Amorim (Gentila Muraro), Samara Palmiria Rafael (Antenor Soares), Thays Bruna Ferreira Gonzatto (Jonas Lopes da Silva), Valmir da S. O. Junior (Silvio Paternez), Vinicius do Espírito Santo (Silvio Paternez), Anelise Lando (IFMT), Flavio Vinicius Costa Marchetti (13 de Maio), Geraldo Soares de Lima Neto (Ramon Sanches Marques), Leticia Ayumi Yamasaki (29 de Novembro), Letícia Basilio da Silva (IFMT), Luana Aparecida Gomes (IFMT), Lucas Rafael Ribeiro de Souza   (13 de Maio), Mailon Bruno Pedri de Campos (IFMT), Marcos Vinicius Gomes de Santana (13 de Maio), Orlando Ferreira Rosa Junior (IFMT), Samuel Pacheco Pinto (29 de Novembro), Stefany Cristina de Jesus Alves (Ramon Sanches Marques), Willian Silva dos Santos (IFMT), e Wilson Pereira de Jesus Junior (Ramon Sanches Marques).
Imprimir