Imprimir

Imprimir Notícia

18/07/20 às 13:12

Gaúcha do Norte - Mais de 150 hectares de palha de milho são destruídos durante incêndio em fazendas

Mais de 150 hectares de palha de milho foram destruídos durante um incêndio ocorrido em duas fazendas de Gaúcha do Norte (MT), nessa quinta-feira (16). O incêndio começou após um maquinário de uma das propriedades pegar fogo e se espalhar para os terrenos onde a colheita de milho já havia sido feita.
 
O fogo começou na fazenda São João e se espalhou para a vizinha, Botuvera.
 
O proprietário da fazenda Botuvera, Adelino Bissoni, contou que ninguém estava no local quando ocorreu o incidente. No entanto, um grupo de funcionários foi para a propriedade e controlaram as chamas.
 
“É muito difícil controlar o fogo na lavoura nesse tempo seco e com o calor que está, mas ninguém se machucou”, disse.
 
Fogo começou em maquinários em fazenda de MT — Foto: Divulgação
Fogo começou em maquinários em fazenda de MT — Foto: Divulgação
 
Segundo ele, uma plataforma da colheitadeira que estava na lavoura pegou fogo e se espalhou para um trator, que também foi destruído. Ainda não se sabe o que ocorreu com o maquinário.
 
Adelino disse que, como a cidade não tem muita estrutura e o Corpo de Bombeiro não consegue chegar rápido, eles fizeram um treinamento com os funcionários da fazenda e montaram uma equipe de brigadistas para combater casos como esse.
 
“É comum incêndios nessa época, já que as pessoas podem passar e jogar alguma bituca de cigarro e o fogo se espalha. Por isso, o objetivo do treinamento, para tentar conter o fogo o mais rápido possível e não trazer muito prejuízo”, explicou.
 
Além disso, o período de estiagem é um dos problemas enfrentados pelos fazendeiros nesta época.
 
Eles afirmam que o tempo seco e quente contribui para o agravamento e o início de queimadas que estão aumentando a cada ano.
 
Segundo o monitoramento realizado pelo INPE, entre 1° de janeiro e 28 de maio, Mato Grosso registrou um aumento de 11,83% dos focos de calor se comparado ao mesmo período do ano passado.
Imprimir