Imprimir

Imprimir Notícia

04/07/20 às 07:23

Idoso com câncer é curado em casa da Covid-19 em MT após 20 dias e médica se diz surpresa: ‘milagre’

Na luta contra o câncer de próstata há 16 anos e fazendo quimioterapia intensa há um ano, Hermelindo Marcos de Arruda, de 80 anos, testou positivo para Covid-19 e venceu a doença após 20 dias em tratamento em casa, em Campo Verde, no sul do estado.
 
Para os médicos que acompanhavam o caso do idoso, a recuperação dele foi uma surpresa.
 
“Disseram que é milagre, porque ele está passando por quimioterapia, além da idade avançada. A médica ergueu as mãos para o céu e disse: Só um milagre pode explicar”, contou a filha do idoso, Aparecida de Arruda.
 
Hermelindo começou a sentir os primeiros sintomas da Covid-19 no dia 14 de junho.
 
A filha dele afirmou que o pai foi acometido pelo quadro grave da doença. Nos três primeiros dias, ele teve vômitos e sentiu fortes dores nas costas.
 
“Achamos melhor ele procurar a médica oncologista que trata dele, só que ela não estava atendendo pois tinha testado positivo para Covid-19. Depois ele começou a sentir dor forte de cabeça, dor nos ossos, confusão mental, ânsia de vômito e perda do paladar”, relatou.
 
Desde então, Hermelindo passou a ser monitorado por uma equipe médica da secretaria de Saúde de Campo Verde. Depois de 14 dias, o idoso recebeu o resultado dos exames, que apontaram que ele estava contaminado pelo novo coronavírus.
 
Aparecida contou que, durante esse período, o pai começou a tomar remédios caseiros feitos a partir de plantas que tinha no quintal de casa.
 
“Ele lembrou de um remédio caseiro que se chama calunga, preparado no vinho, então ele começou a tomar. Ensinaram também o chá de boldo, fazia o uso três vezes por dia. Nesse tempo, a Saúde atendia ele duas vezes por dia”, contou.
 
Foram 20 dias em casa tomando remédios caseiros e dipirona para controlar a febre, segundo a família.
 
Nesta semana, após consulta médica e novos exames, os profissionais de saúde afirmaram que Hermelindo está curado da Covid-19.
 
“Até a tosse que era forte já passou. Ele está curado em nome de Jesus. O médico de todos os médicos”, declarou a filha.
 
O idoso mora com a mulher e um filho. Nenhum deles apresentaram sintomas da doença, mas fizeram o teste e aguardam os resultados dos exames.
 
Tratamento para Covid-19
 
Não há um medicamento específico para tratar a Covid-19 até agora, apesar de estudos relacionados ao assunto. Além disso, o processo para que um tratamento seja declarado eficaz é longo e exige uma série de etapas.
 
Pacientes infectados pelo novo coronavírus, segundo especialistas, devem seguir as recomendações dos órgãos de saúde para tratar os sintomas e esperar que o próprio corpo combata a infecção.
Imprimir