Imprimir

Imprimir Notícia

01/07/20 às 13:57 | Atualizada: 01/07/20 às 14:34

Ciclone bomba passa pelo sul com muito granizo, ventania e estragos; veja imagens

A forte chuva e ventania que atingiram o sul do Brasil nesta terça-feira (30) deixaram sinais de destruição em diversos municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Imagens enviadas por produtores mostram muita queda de granizo, estradas bloqueadas e quedas de árvores em diversos pontos. O Notícias Agrícolas apura se a passagem do ciclone pela região também afetou as áreas de produção agrícola. 

A chuva é intensa no Rio Grande do Sul desde as primeiras horas do dia. Entre a madrugada e manhã desta terça Bento Gonçalves/MG registrou 104 mm de chuvas, Cruz Alta/RS registrou 99 mm e Campo Bom/RS registrou 74 mm. "Os volumes são bem significativos e a tendência é que continue chovendo de maneira expressiva. Estamos com aviso laranja e vai permanecer até amanhã pelo menos", afirma Heráclio Alves, meteorologista do Inmet.

Segundo Almir Trevisan, assessor de imprensa da C.Vale, em Assis Chateaubriand/PR, atingiu uma parte do milho plantado mais tarde e também algumas áreas de produção de trigo.
 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para ventos fortes na região sul do Brasil nas próximas horas. Um ciclo extratropical, também conhecido como "ciclone bomba", já está em atuação na região e deve ganhar força até quarta-feira (1º). "O ciclone se formou e já registramos ventos fortes, de 100 km/h no sul do Brasil, e entre hoje e amanhã deve continuar em atuação na costa leste de toda a região sul", explica o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves.

Atualização com acréscimo de informações

Ventos chegaram a 120 km/h e mais de 1,5 milhão de locais ficaram sem energia



(Foto: Divulgação/Governo de Santa Catarina)

Os ventos fortes e chuvas que atingiram Santa Catarina nesta terça-feira (30) deixaram pelo menos nove mortos, segundo levantamento do Corpo de Bombeiros Militar do estado. Isso ocorre por conta da passagem de um ciclone extratropical intenso, fenômeno chamado de "ciclone-bomba". No Rio Grande do Sul, um homem morreu soterrado. O Paraná também foi atingido.

Segundo levantamento das coordenadorias regionais da Defesa Civil de Santa Catarina, 25 municípios foram atingidos no estado e os bombeiros atenderam a 900 ocorrências. A Defesa Civil relatou que ventos chegaram a 120km/h no Morro da Igreja, no Parque Nacional de São Joaquim, próximo ao município de Bom Jardim da Serra.

De acordo com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), mais de 1,5 milhão de unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica. O mau tempo deve continuar até esta quarta (1º).

O “ciclone bomba” matou ao menos dez no Sul do país nesta terça-feira (30). Nove óbitos foram registrados em Santa Catarina e um no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (01), São Paulo e Rio de Janeiro também devem sofrer fortes rajadas de vento, já nas primeiras horas os estados do Sudeste já foram atingidos pelos fortes ventos.



Prejuízos causados em Xanxerê — (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Pelo Twitter, o governador Carlos Moisés afirmou que as equipes da Defesa Civil e outros órgãos do governo estadual continuam monitorando a situação . “Vamos empenhar todos os esforços necessários para não deixar ninguém desassistido”, escreveu na rede social. “Nossas equipes seguem com o trabalho nas regiões atingidas. Recebo com muita tristeza a notícia de que pelo menos três pessoas perderam a vida em decorrência do vendaval. Minha solidariedade a todas estas famílias” disse o governador.

Segundo Moisés, muitas cidades estão sem sinal de telefone e internet e há mais de 1 milhão de unidades consumidoras sem eletricidade. Ele pediu à população que fique em local seguro, pois essa situação dificulta a comunicação. “Caso esteja em situação de perigo, procure manter a calma e tente acionar os Bombeiros no 193.”



Placa derrubada pela força do vento em Florianópolis - (Foto: Divulgação/Guarda Municipal de Florianópolis)

Paraná

As fortes chuvas também chegaram ao Paraná, atingindo entre outras, a capital do estado, Curitiba, e cidades próximas. Até as 19h desta terça-feira (30), a prefeitura de Curitiba registrou 406 solicitações de ocorrências com quedas de árvores ou galhos, em vias públicas e terrenos particulares. No entanto, muitas chamadas foram para um mesmo endereço.

“Enquanto estiver chovendo, a orientação da Defesa Civil é que se evite sair de casa. Se a pessoa já estiver na rua, deve evitar se abrigar embaixo de árvores e de estruturas metálicas, estando a pé ou de carro. Redobre a atenção e reduza a velocidade”, diz boletim da Defesa Civil de Curitiba.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), site de meteorologia oficial do Paraná, uma nova frente fria formou-se nesta terça-feira sobre o Sul do Brasil, com acumulados acima dos 100 milimetros em alguns municípios dos dois estados. 

“Este sistema frontal avança também pelo Paraná ao longo do dia, mas com chuva menos expressiva prevista. Algum temporal pontual não está descartado, e os ventos de norte/noroeste sopram com intensidade moderada a forte por alguns momentos”, diz nota no site.
 
Chuva no Paraguai - 3006
O sistema também chegou ao Paraguai
Imprimir