Imprimir

Imprimir Notícia

15/06/20 às 15:52

Mato Grosso tem a maior produção de pluma do país

Segundo dados da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), o Brasil ocupa a quinta posição entre os maiores produtores mundiais de algodão. Em 2019, a produção e exportação do produto no país geraram uma receita de 2,6 bilhões de dólares, tendo uma safra de 2,7 milhões de toneladas de plumas produzidas em solo brasileiro. Contando que 64% da produção de pluma concentra-se em Mato Grosso.

O algodão é a quarta cultura mais importante da agricultura brasileira, depois da soja, cana de açúcar e milho. E o estado de Mato Grosso plantou mais de um milhão de hectares (1.132.566) com algodão no ciclo 2019/2020.

Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), destaca que a região Oeste de Mato Grosso é a que concentra a maior quantidade de lavouras de algodão do país.

Muito recentemente o plantio de algodão, invadiu também, lavouras da região do Vale do Araguaia, chegando até o município de Canarana. Hoje com 8 mil hectares de algodão plantado, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI).

Incentivo à produção

Mato Grosso é considerado o maior produtor de pluma do país, graças ao clima e a topografia favorável. Mas, também houve grande contribuição de pesquisas agropecuárias e a transferência tecnológicas para a mecanização das lavouras. O plantio de algodão passou então da agricultura familiar para a empresarial, gerando desenvolvimento, renda e empregos nos municípios pioneiros do cultivo. O desenvolvimento dessa cultura em Mato Grosso aconteceu pelos investimentos de grandes produtores do estado.

Segundo Rodrig
o Piccinini, Sócio da Meta Consultoria, empresa que está incentivando o cultivo do algodão em Canarana, afirmou que pesquisas de análises do solo mostram que as terras do município são as mais férteis da região, para o cultivo do algodão; justifica-se pela baixa incidência de pragas, como Bicudo, Ramolaria e Ramulose e outras doenças que atingem as folhas do algodão. Por este motivo, o Eng. Agrônomo ressalta que a região ainda tem um baixo custo, por não ter necessidade de aplicar altas cargas de produtos defensivos agrícolas.

Algodoeira


Imagem Internet

A empresa está em faze final da construção de uma algodoeira que servirá para o beneficiamento da pluma, onde será efetuado o descaroçamento do algodão, separando a pluma do caroço. Esse tipo de tratamento da matéria prima.

A algodoeira será instalada no município de Canarana e irá gerar cerca de 15 empregos diretos e 12 indiretos. Além de promover as revendas de defensivos, maquinários, peças e outros produtos necessários para a manutenção da cultura do algodão no município.

Com a instalação da algodoeira, os produtores de pequeno porte da região, poderão começar a plantar algodão devido ao projeto da algodoeira que irá viabilizar todo o processo de desenvolvimento do cultivo do algodão.

Além de trazer desenvolvimento, renda e empregos para Canarana.
Imprimir