Imprimir

Imprimir Notícia

26/11/15 às 00:11

Defensoria de Nova Xavantina realiza trabalho social com co-dependentes químicos

Levando-se em consideração o aumento do consumo de drogas no município, o Núcleo da Defensoria Pública de Nova Xavantina realizou uma reunião com os familiares dos dependentes, representantes da sociedade civil, Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Secretaria Municipal de Saúde.

Diversas ações de internação compulsória para tratamento contra a dependência química vem sendo ajuizadas pela Defensoria, porém tem se percebido que tal tratamento não é plenamente eficaz se os respectivos familiares, os chamados co-dependentes, não forem acompanhados.

Para auxiliar os trabalhos, foram convidados para a reunião, voluntários do Programa “Amor Exigente”, uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo principal orientar os co-dependentes na fase de retorno ao convívio familiar e social. Na oportunidade, foi formado um grupo para acolhimento, orientação e apoio aos familiares, composto por quatro voluntários.

Para o Defensor Público do município, Eduardo Silveira Ladeia, esse trabalho irá colaborar com o tratamento já realizado com os dependentes. “A Defensoria Pública de Nova Xavantina espera com a iniciativa que o sofrimento dos familiares sejam amenizado e a dependência química reduzida, junto com todos os problemas que o consumo de drogas acarreta”.
Imprimir