Imprimir

Imprimir Notícia

11/06/20 às 09:45 | Atualizada: 11/06/20 às 09:57

No Mato Grosso, organização recebeu mais de R$ 480 mil para ações sociais que atendem 500 crianças e adolescentes

 Em Várzea Grande (MT), o projeto Territórios Conectados: Educam recebeu R$ 482.436,99 para financiar ações voltadas à melhoria das condições de vida e à garantia dos direitos de 500 crianças e adolescentes. O projeto foi selecionado em 2019 pelo Edital Fundos da Infância e da Adolescência (Edital FIA), realizado pelo Itaú Social, para ser apoiado com recursos da destinação do imposto de renda devido pelo Conglomerado Itaú Unibanco.
 
Sob gestão da “Associação Caminhando Para Mais Um Sonho”, a iniciativa articula esforços de quatro organizações sociais para aprimorar o atendimento educativo e protetivo de crianças e adolescentes que residem na periferia do município e vivem em situação de vulnerabilidade social. Além de oferecer atendimento educativo de qualidade a esse público, o projeto busca fortalecer o trabalho em rede entre as instituições que atuam no território.
 
As inscrições para a edição 2020 do Edital foram prorrogadas até 17 de julho e podem ser realizadas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) de todo o país, gestores dos Fundos, no site editalfia.prosas.com.br.
 
Na edição 2020 do Edital, os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) podem também inscrever propostas que contribuam para a garantia de direitos diante dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus. A partir de um olhar para as principais necessidades locais, podem ser inscritos projetos que ofereçam informações, orientações e recursos que contribuam para prevenção e/ou melhoria das condições de vida, saúde e bem-estar de crianças, adolescentes e famílias afetadas pela pandemia.
 
“O Itaú Social realiza o edital todos os anos, uma oportunidade que ajuda a fortalecer a sociedade civil no trabalho pela garantia de direitos. Esses recursos serão ainda mais relevantes diante dos impactos causados pela pandemia de Covid-19, que acentuará as desigualdades sociais e educacionais, que já são graves no país”, avalia Milena Duarte, coordenadora de Fomento do Itaú Social.
 
Destinação de recursos aos Fundos
 
Muitas pessoas não sabem, mas todo contribuinte (indivíduo ou empresa) pode destinar parte do Imposto de Renda devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujos recursos são utilizados para financiar iniciativas que garantam os direitos do público infantojuvenil e melhoria de suas condições de vida. A possibilidade foi criada há mais de 25 anos no âmbito do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei Federal 8069/1990). Até o dia 30 de junho, pessoas físicas podem destinar até 3% do valor devido por meio do modelo completo da declaração.
 
A gestão dos Fundos é feita pelos Conselhos dos Direitos da Criança e da Adolescência.  São órgãos paritários, com representantes governamentais e da sociedade civil, que desenvolvem um plano de ação para aplicação dos recursos em iniciativas/organizações sociais conforme as necessidades identificadas a partir de diagnóstico local. Ver vídeo abaixo>>>
 
COMO DESTINAR
1. Abra o programa do Imposto de Renda no computador e acesse o campo “Doação diretamente na declaração – ECA” e clique em “Novo”;
 
2. Depois, clique em “Municipal”, selecione o estado e o município onde está o projeto que você quer apoiar;
 
3. Se você já tiver preenchido toda a declaração, o valor disponível para a destinação aparecerá automaticamente. Clique em “OK” no final da página;
 
4. Para terminar, no menu “Imprimir” clique na opção “Darf”. Você tem até o dia 30 de junho para fazer o pagamento.
 
Atenção
Mesmo tendo de antecipar o pagamento da doação, o contribuinte receberá de volta o valor em sua restituição. Caso tenha um valor a pagar, esse será descontado no imposto de renda.
 
Clique aqui e confira o tutorial em vídeo
Imprimir