Imprimir

Imprimir Notícia

23/11/15 às 15:17

As 5 maiores corridas de aventura do mundo

As corridas de aventura são naturalmente cheias de adrenalina, independentemente dos cenários e de suas extensões. Entretanto, a dose de emoção aumenta ainda mais em percursos especiais, que conseguem agregar diferentes modalidades em um único evento.
 
Essas competições são extenuantes por durarem mais de um dia e exigem dos participantes um preparo físico fora do normal, além de muita concentração e energia para completarem todas as etapas. Confira abaixo as cinco maiores corridas de aventura do mundo e inspire-se:
 
Red Bull X-Alps
Imagine cruzar o território de diversos países e escalar algumas das montanhas mais famosas do mundo. Tudo isso é possível na Red Bull X-Alps, que, ao todo, representa 1000 km de aventura nos Alpes Suíços. Todo o percurso mistura a altitude de mais de 1000 metros com caminhadas diárias que superam os 100 km. Ou seja, não é para qualquer um.
 
Os trechos demandam dos atletas um bom treinamento e grande habilidade ao pilotar paragliders, necessários para cruzar algumas barreiras e voar sobre a região. O número de participantes da prova é pequeno, cerca de 30, e dos que conseguem completar o percurso é ainda menor. A Red Bull X-Alps cruza os territórios da Áustria, Alemanha, Itália, Suíça, França e termina em Mônaco, com a rota sendo revelada na primavera antes do início. Este ano ela foi realizada de 5 a 17 de julho.
 
AR World Championship
A corrida é na verdade uma grande reunião de apaixonados por aventuras e esportes radicais. A Adventure Races é uma organização que visa unir diversos atletas e eventos de todo o mundo. A edição de 2015 foi realizada no Brasil, na região do Pantanal.
 
As modalidades incluem mountain bike, trilha, caiaque, rafting, canoagem e navegação. A distância percorrida no percurso chega a 500 km e o vencedor é aquele que completar a prova no período de quatro dias. O número máximo de times inscritos é 60, com uma seleção dos melhores para a participação na etapa. O prêmio para a equipe vencedora é de US$ 75 mil e produtos dos patrocinadores.
 
Tierra Viva
Com a próxima edição programada para abril de 2016, a corrida Tierra Viva tem como cenário um dos locais mais belos de toda a América do Sul. Envolvendo dois países, a Argentina e o Chile, a corrida percorre a famosa Patagônia, proporcionando o máximo de desafio para os atletas mais capacitados de todo o mundo.
 
A competição visa expandir todos os limites da experiência, e as regras são bem flexíveis. Com um percurso de 650 km, ela dura até sete dias de caminhada, corrida, mountain bike e barco a remo. O limite é de 30 times, e os barcos são fornecidos pelo evento. O terreno não é fácil e o esforço é grande. Por isso, a corrida surpreendente até os mais experientes.
 
Expedition Africa
Um dos lugares mais belos de todo o mundo, a África do Sul reserva incontáveis surpresas para os visitantes. No caso dos participantes da Expedition Africa, o grande diferencial é a possibilidade entrarem em contato com a exuberante natureza e condições que farão com que os limites do corpo e do cansaço sejam superados a cada edição.
 
São 500 km cruzados pelos participantes em apenas quatro dias, e 40 times participam da disputa acirrada e cercada de riscos e adrenalina. Isso porque a região inclui rios de águas perigosas, que exigem experiência e fôlego dos atletas até a reta final. As modalidades incluem corrida, caminhada, mountain bike, caiaque, cordas e navegação. Por isso, a competição disponibiliza uma lista rigorosa de equipamentos e artigos esportivos necessários para a participação. A próxima edição da Expedition Africa será realizada em maio de 2016.
 
Expedition Alaska
Um dos territórios localizados no extremo norte dos Estados Unidos, o Alaska possui uma extensão maior do que estados famosos como o Texas e a Califórnia. Ao mesmo tempo que combina grandes áreas verdes preservadas com espécies nativas, o local é perfeito para os esportes de aventura, já que possui diversos rios e corredeiras.
 
Na Expedition Alaska, os participantes devem percorrer 400 km em até seis dias, com um limite de 20 times por edição. As regras seguem o padrão ARWS (Adventure Race World Series), exigindo tanto equipamentos específicos quanto preparo físico. As habilidades testadas incluem corrida, caminhada, mountain bike, caiaque, cordas, navegação, rafting e caminhadas em áreas com neve.
Imprimir