Imprimir

Imprimir Notícia

19/11/15 às 11:44

MEIO AMBIENTE: Autoridades discutirão manejo do Parque do Araguaia, dia 27

A busca por consenso entre produtores, ocupantes e Governo do Estado sobre o manejo em áreas ocupadas do Parque Estadual do Araguaia (PEA) será foco do debate promovido pela Assembleia Legislativa, no próximo dia 27 de novembro, em Novo Santo Antônio. Requerida pelo deputado Baiano Filho (PMDB), as discussões terão inicio às 9h na Câmara Municipal.    

As divergências se arrastam desde 2001, quando da criação do parque. Os produtores que lá residem, criticam a rigidez com que o Governo do Estado, ano a ano, vem limitando o manejo sobre a área. Os moradores chegam a relatar as dificuldades encontradas até mesmo para o retorno do gado retirado durante as inundações das chuvas.

Por outro lado, a cada nova tratativa, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) reforça a decisão sobre a necessidade de retirada dos produtores e liberação definitiva do parque para reconstituição da fauna e flora nativa.

Entre as maiores polêmicas, estão as reduzidas possibilidades de indenização sobre as benfeitorias constituídas pelos produtores. Ações como obras de reforma e ampliação das residências sofreram restrições. Já a construção de novos projetos em alvenaria está vetada.   

Criado em 2001, o Parque Estadual do Araguaia foi classificado como Área Prioritária para a Conservação pelo Ministério do Meio Ambiente e é um dos últimos redutos da fauna e flora da imensa planície de inundação do Araguaia, abastecida também pelo rio das Mortes. Com seus 223.169,54 hectares, o parque é a maior unidade de conservação de Proteção Integral das 45 Unidades de Conservação (UCs) que compõem o Sistema Estadual de Unidades de Conservação em Mato Grosso. Boa parte do PEA sofre inundação sazonal periódica durante seis meses todos os anos. 
Imprimir