Imprimir

Imprimir Notícia

30/04/20 às 10:43 | Atualizada: 30/04/20 às 10:52

Governo destina 295 pistolas e 27 fuzis doadas pela PRF para as forças de segurança de MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) recebeu a doação de 295 pistolas Taurus .40 do modelo PT 100, doadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em uma iniciativa pioneira no país. Em 2019, o órgão federal passou a utilizar armas da marca Glock 9mm. Por meio do termo de doação ao Governo de Mato Grosso, a Polícia Militar vai receber 195 pistolas, 60 foram para a Polícia Judiciária Civil e outras 40 para o Corpo de Bombeiros.

Por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o Ministério Público Estadual (MPE), por meio do promotor Mauro Zaque, titular da 11ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa da Capital, destinou R$ 200 mil para a Polícia Judiciária Civil para a compra de 27 fuzis T4 calibre 556 da marca Taurus. As armas serão utilizadas pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Judiciária Civil.

O governador Mauro Mendes agradeceu as parcerias tanto com a PRF quanto com o MPE e lembrou que o Estado já tinha iniciado um processo de aquisição de novos armamentos e argumentou que as doações vieram em um bom momento.




“Tivemos que dar uma pausa no processo, mas não desistimos das aquisições. Nossas polícias estão há muitos anos sem receber investimentos necessários para mínimo de equipamentos para o dia a dia. Não desistimos do processo de aquisição, apenas uma pausa, e deve ser retomado nos próximos meses. Neste momento me resta agradecer e pedir a compreensão daqueles que ainda estão usando equipamentos não tão adequados”, disse o governador. 

O superintendente da PRF, Francisco Lucena, destacou que a iniciativa do termo de doação de armamentos em Mato Grosso é pioneira no país e que esta é mais uma contribuição da PRF no processo de integração com as forças de segurança do Estado de Mato Grosso.

“Nós temos hoje o nosso canal 191 funcionando no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp) e isso para nós é de fundamental importância, trabalhar lado a lado com a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Politec, Bombeiros, ou seja, todos os agentes da Segurança Pública estão no mesmo espaço. Em Mato Grosso, o tempo de resposta diminuiu de forma significativa e o combate à criminalidade também e isso melhorou o nosso atendimento”.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, ressaltou que a parceria da PRF e o Ministério Público com a pasta é fundamental porque são investimentos na estrutura dentro do programa Tolerância Zero.

“A PRF tem sido uma grande parceira assim como Ministério Público. São diversos investimentos dentro do projeto do Ministério Público na pasta e eles tem nos ajudado bastante e realizado um grande trabalho”.

Participaram do evento o secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Jonildo Assis, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel BM Alessandro Borges, o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Mario Demerval e o promotor Mauro Zaque. 
Imprimir