Imprimir

Imprimir Notícia

24/04/20 às 20:33

Governo intensifica campanha de conscientização do uso de máscaras

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, entregou nesta sexta-feira (24), em locais de aglomeração em Cuiabá, cerca de mil máscaras à população, além de panfletos com dicas de utilização e higienização.  A iniciativa faz parte da campanha “Eu cuido de você, você cuida de mim”, que incentiva o uso de máscaras artesanais para evitar a propagação do novo coronavírus.

De acordo com o titular da Seplag, Basílio Bezerra, após ter entregue o equipamento a praticamente todos os servidores públicos, o Governo agora irá focar a campanha de conscientização e uso de máscara junto à população.

“Todos sabemos que a única maneira de evitar a propagação desse vírus é através do isolamento social, mas nem todos podem ficar em casa. Por isso estamos realizando essa ação para conscientizar a população sobre a importância do uso da máscara”. A partir da próxima semana, a campanha será focada em cidades do interior onde há casos confirmados da doença.

Uma equipe de servidores da Secretaria esteve durante toda a manhã em vários pontos de aglomeração como bancos, lotéricas e terminal de ônibus na região do CPA e no centro de Cuiabá. Eles entregaram máscaras e orientaram a população quanto a importância do uso no combate ao novo coronavírus.

De acordo com a superintendente administrativa da Seplag, Karina Vicenzi Andrade, a recepção das pessoas em relação à ação foi muito boa. “É gratificante observarmos a receptividade da população, principalmente porque foi possível ver que estão atentas e buscando seguir as orientações. Muitos vieram até a equipe para pedir orientação”.

Divulgação
 
Durante a entrega eles deram informações sobre o uso correto e higienização. As máscaras artesanais devem ser usadas sempre que a pessoa sair de casa, são de uso individual e devem ser trocadas sempre que estiverem úmidas ou a cada três horas.  Após isso devem ser lavadas com água e sabão para que possam ser reutilizadas. Para evitar contaminação, é importante manuseá-la pelo elástico, nas laterais, evitando tocar na parte central do tecido.

A dona de casa Edilene Prado Silva, de 33 anos, que estava na fila da Caixa Econômica do Bairro Morada do Ouro para receber o auxílio emergencial do Governo Federal elogiou a ação e disse que neste momento não tinha condições de comprar uma.

“Achei maravilhosa a iniciativa, eu só tinha uma que ganhei, agora posso revezá-las e fazer o uso corretamente”, disse.

O uso da máscara, mesmo que artesanal, passa a ser obrigatório a partir do dia cinco de maio. O estabelecimento que deixar os clientes entrarem sem máscaras poderá receber multa de R$ 80 por pessoa que estiver sem o equipamento.

 
Entrega de máscaras à população - Foto por: Assessoria Seplag Imprimir