Imprimir

Imprimir Notícia

16/04/20 às 13:01 | Atualizada: 16/04/20 às 23:38

Policiais Civis de Água Boa constroem aparelho para registro de Boletins de ocorrência em tempo de Coronavírus

A Polícia Civil em parceira com a Secretaria de Saúde do Município de Água Boa visitaram nesta manhã do dia 16 de abril de 2020, o posto de saúde do Projeto de Assentamento Jaraguá para verificarem a condição da estrutura do prédio para receber a Unidade de Auto Atendimento Policial para registro de Boletins de ocorrência no site da Delegacia Virtual do estado do Mato Grosso.
 
A Unidade de Auto Atendimento foi idealizado a partir da análise de dados preliminares obtidos na pesquisa de Mestrado do Investigador Aurélio Mendanha da Silva, orientado pelo Prof. Dr. André Luiz Ribeiro Lacerda, no curso de Sociologia na Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, a referida pesquisa teve o objetivo de entender por que moradores dos assentamentos rurais do município de Água Boa tendem a não registrar ocorrências criminais.
 
O investigador junto com o Delegado Gutemberg de Lucena Almeida ao verificarem as informações geradas pela pesquisa, constataram um baixíssimo número de registros de ocorrências nos assentamentos identificando que parte desse problema e influenciado  pela distância geográfica dos lotes de terras até a delegacia do município, bem como o agravamento desta situação pelo isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus.
 
O equipamento foi construído com materiais inservíveis e recuperáveis como gabinetes de madeira, computador, monitor, mouse e teclados da Delegacia Municipal de Água Boa. A Unidade de Auto Atendimento e um meio de proporcionar aos moradores do assentamento o acesso ao site da Delegacia Virtual, permitindo o pré-registro e registros de boletins de ocorrências on-line.
 
Para o funcionamento do projeto foi firmado uma parceria com a Secretaria de Saúde de Água Boa que prontificou em fornecer o espaço, energia e ponto de conexão com a internet, no Posto de Saúde da Agrovila do Projeto de Assentamento Jaraguá.
 
Estiveram na visita o Secretário de Saúde do município senhor Jader Bahia, o Delegado Municipal Dr. Gutemberg de Lucena e o investigador Aurélio Mendanha, respeitando a determinação de utilização de equipamento de proteções individuais e outras recomendações de combate ao Covid-19.


Posto de Saúde da Agrovila do Projeto de Assentamento Jaraguá.
Imprimir