Imprimir

Imprimir Notícia

23/03/20 às 15:13

Menino de quatro anos ganha padrinho e promessa de um novo sorriso

A promessa de um novo sorriso. Esse foi o presente que o menino Emanuel, de quatro anos, ganhou durante a etapa fluvial do projeto Ribeirinho Cidadão, que teve início dia 28 de fevereiro e terminou em 08 de março. Mas o processo não será fácil e nem rápido. Por conta das cáries, a dentição ainda temporária de Emanuel está condenada e a solução será a extração de boa parte dos dentes. O tratamento será realizado pelos profissionais do Sesc Pantanal, parceiro do Ribeirinho, e financiado pelo dentista do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Reynaldo Martins, que decidiu “apadrinhar” o menino.
 
Emanuel mora com os pais na comunidade ribeirinha de Barra do Piraim. O problema foi detectado ali, mas em função da gravidade do caso, os pais e o menino foram convidados a embarcar e seguir com a equipe do projeto até Poconé, para atendimento no Sesc Pantanal. A mãe, Rosana Clara da Silva, dona de casa, ficou comovida com a atenção dada a seu filho e se comprometeu a levar a criança ao Sesc Pantanal até o final do tratamento. Também prometeu seguir as orientações dos dentistas para manter a boca do Emanuel limpa e saudável.


Foto: Alair Ribeiro
 
O primeiro dia de tratamento foi durante o terceiro e último Dia D do projeto, no município de Poconé. Pela primeira vez em uma cadeira de dentista, Emanuel se assustou e chorou muito para arrancar dois dentes anteriores que estavam condenados pela cárie. Em função da infecção, ele teve perfuração óssea, deixando a raiz exposta, e o dente perdeu a estrutura de suporte. A solução foi a extração. O processo infeccioso se espalhou por toda a boca de Emanuel, comprometendo não apenas os dentes temporários, mas até os dentes permanentes, caso ele não conseguisse atendimento odontológico.
 
A situação dos dentes de Emanuel chocou a dentista da Marinha, Ana Paula de Arruda Guanandy do Nascimento, que disse que o problema poderia ter sido evitado apenas com bons hábitos de higiene. “É possível. A gente tem encontrado crianças ribeirinhas sem nenhuma cárie e que também não têm acesso à cidade ou a dentistas. Os pais têm que ficar atentos à escovação da criança, ela precisa de um estímulo, isso tem que virar um hábito, que começa ainda em bebê, quando a mãe limpa a boca da criança com gaze, depois vai introduzindo a escova, até a criança sentir necessidade de ter a boca limpa”, destacou a dentista.
 
Por esse motivo, a orientação sobre hábitos de alimentação, higiene e escovação é um dos pilares do atendimento odontológico prestado pelo projeto Ribeirinho Cidadão. Os dentistas conversam com as crianças, explicam que elas devem evitar doces, principalmente à noite, antes de dormir, ensinam a escovar os dentes, limpando a parte de trás, da frente e a língua, e ainda distribuem kits de escovação, contendo pasta e escova, que foram doados pela Colgate.
 
Pai recente de um menino, Reynaldo se comoveu com a história de Emanuel, pelo sofrimento dele, já que ambos os profissionais foram enfáticos ao afirmar que o menino deveria sentir muita dor, em função do processo infeccioso estar tão avançado. “Vimos exemplos ruins e exemplos bons durante a expedição. Se a gente não contar com o apoio da família, nosso trabalho se perde, porque a gente resolve este ano, mas ano que vem tem outra demanda acumulada”, destacou Reynaldo Martins, que se propôs a cuidar do sorriso do Emanuelzinho, como é chamado carinhosamente pelos pais, mesmo à distância.
Imprimir