Imprimir

Imprimir Notícia

19/03/20 às 19:20 | Atualizada: 19/03/20 às 21:21

Informação sobre soltura em massa de presos em Canarana alarma a população;atualizda ás 21h: juiz se manifesta

A população de Canarana-MT ficou alarmada no final desta tarde de quinta-feira (19/03), por conta de uma notícia de que vários presos da Cadeia Pública do município foram soltos pela justiça local devido ao coronavírus.

Nossa reportagem entrou em contato com o delegado da PJC, Dr. Deuel Paixão, que confirmou a soltura de presos, sendo que alguns seriam integrantes inclusive de facções criminosas. Deuel Informou ainda que existe uma recomendação da justiça a nível nacional pela soltura de presos devido ao risco de contaminação pelo coronavírus.

Também entramos em contato com o diretor da Cadeia Pública, Charles Jeremy, que disse que dois detentos foram soltos ontem (18/03) e havia a previsão de soltar mais seis presos hoje, mas que a direção do presídio não tem informações sobre o motivo da soltura.

Tanto o delegado quanto o diretor do presídio disseram que houve também liberação de detentos de Canarana que estavam cumprindo pena na Penitenciária de Água Boa-MT, mas nenhum deles sabe quantos foram e por quais motivos.

Ministério Público

Em contato com o promotor local, Matheus Pavão, ele disse que o Ministério Público não foi intimado para se manifestar sobre as solturas como normalmente é. Ele suspeita que o motivo seja o coronavírus. Afirma que alguns dos presos soltos são de alta periculosidade. Disse que irá recorrer das decisões. E pede atenção redobrada da população.

Não conseguimos contato com a direção da Penitenciária de Água Boa, nem com representantes da justiça local, para confirmar quantos presos foram soltos e, se o motivo seria a recomendação por conta do coronavírus. A reportagem segue em apuração.


Atualizada às 21h00 - Em contato com o prefeito Municipal de Canarana, Fabio Faria, o mesmo informou que, juntamente com vereadores, nesta sexta-feira (20/03), estará em contato com o Poder Judiciário municipal em busca de maiores esclarecimentos sobre as solturas.

Em entrevista para a Rádio Vida Nova, o juiz da 1ª Vara da Comarca, Dr. Conrado Machado Simão, disse que foram soltos alguns presos e confirmou que o motivo é a recomendação pelo risco de contaminação pelo coronavírus. Destacou que não haverá novas liberações e que todos os casos já foram avaliados. Ressaltou que os detentos soltos não eram condenados, que respondem por ações sem violência ou grave ameaça e, que foram avaliados seguindo o que rege a legislação. Disse ainda que a maioria está em regime de prisão domiciliar, alguns com tornozeleira eletrônica. Além disso, a polícia foi informada dos casos.

 
Imprimir