Imprimir

Imprimir Notícia

12/03/20 às 12:58 | Atualizada: 22/08/21 às 15:29

Os maiores escândalos de celebridades nas mãos de hackers

A cada dia que passa, o potencial digital de comunicação cresce mais um pouco no mundo inteiro. As redes sociais mudaram completamente as linguagens dos meios de comunicação e a interação digital. É seguro dizer que a internet abriu muitas portas e diversos tipos de “vitrines” para muitas pessoas nos últimos anos.

Porém, a internet certamente também expôs muitas dessas personalidades a momentos de constrangimento e escândalo, que raramente teriam acontecido sem o acesso a um celular indiscreto e acesso à internet.

São várias as ferramentas que podem ajudar a dar uma camada de proteção a seus dados pessoais, conteúdo - mensagens, fotos, vídeos - e dificultar a ação de hackers.

Embora nem todo mundo saiba o que é VPN, essa ferramenta seria útil para muitas pessoas. VPN é a abreviatura de Virtual Private Network (Rede Virtual Privada), um serviço de acesso à internet de maneira anônima, usando estruturas de conexão distribuídas em vários cantos do mundo.

No Brasil, a quantidade de crimes cibernéticos é estarrecedora e teve um grande aumento no começo de 2020, especialmente sob a forma de e-mails de phishing, que roubam senhas do internauta ao enviá-lo para sites que replicam páginas de instituições governamentais, bancos e afins.

É assim que funciona: um deslize bobo pode levar à perda de senhas cruciais para atividades cotidianas. No caso das seguintes celebridades, o hackeamento levou a exposições de privacidade inacreditáveis.

Paris Hilton
A herdeira do império hoteleiro criado por Conrad Hilton ficou conhecida entre os jovens mortais em algumas aparições em filmes e na série de reality show Simple Life, em que era submetida a trabalhos pesados.

Em 2005, a socialite teve o telefone celular hackeado. Nesse ataque cibernético, a invasão rendeu a revelação de fotos pessoais. No ano anterior, ela teve um vídeo caseiro de sexo revelado pelo namorado Rick Salomon.

Scarlett Johansson
Em 2012, o hacker Christopher Chaney foi condenado a 10 anos de cadeia nos Estados Unidos após a condução de uma investigação pelo FBI. Ele invadiu o computador das atrizes Scarlett Johansson, Mila Kunis e cerca de 50 mulheres de Hollywood.

O nome da operação policial que chegou ao meliante invasor de privacidade? “Operação Hackerazzi”.

Blake Lively
A estrela da série Gossip Girl também foi alvo, em 2011, de um ataque ao celular que... sim, você adivinhou: vazou fotos íntimas dela.

Na verdade, Lively negou se tratarem de selfies autênticas dela. No entanto, isso não a impediu de colocar um grupo de advogados de prontidão para processar quem quer que ousasse difundir as imagens – sem sucesso.

Paulo Zulu
O modelo carioca internacional começou a aparecer na televisão na novela Laços de Família, em 2000. Seguiu fazendo participações em atrações da Rede Globo até 2005, assumindo um perfil mais reservado logo depois disso.

Por causa de um deslize, Zulu voltou a ficar em evidência da pior maneira possível: por meio do vazamento de uma selfie pelado, em 2016. O modelo conseguiu apagar a foto poucos instantes depois de ela ser publicada em seu Instagram. Mas o estrago já estava feito e a imagem circulava aos sete ventos.

Escândalo do iCloud
Uma estrutura de nuvens permite salvar enormes quantidades de arquivos virtuais a custos baixos. Também permitiu o vazamento de fotos de artistas como a atriz Jennifer Lawrence e as cantoras Rihanna e Ariana Grande durante alguns dias em 2014.

O problema foi uma ruptura com a segurança do iCloud, serviço de nuvem da Apple, e revelou quase 500 fotos de diversas celebridades.

Esses vazamentos de informações e conteúdo não são raros, acontecendo também nas bases de dados de grandes empresas de videogame como a Sony. Por isso é importante estar atento e tentar se proteger até no caso de situações fora do seu controle como essas.

Como evitar hackeamentos
Nem sempre acompanhar as vidas de celebridades acrescenta algo útil a nossas vidas. Esses casos de hackeamento, porém, nos ensinam sobre a fragilidade de nossa identidade e de nossa privacidade virtuais.

Uma ferramenta como a citada VPN pode criar uma camada de proteção para diversos cenários importantes. Por exemplo, ao usar uma rede Wi-Fi que não é segura. Um computador ou celular desprotegido em uma rede pirata pode capturar todas as senhas que são digitadas, gerando prejuízo pessoal e financeiro.

Também com o VPN é possível ocultar informações como seu IP e localização cada vez que você entra em um site. Sabe os anúncios que logo usam sua localização para vender um produto e causar uma impressão – como eles sabem onde estou? Isso pode acabar com um programa que é facilmente configurável.
Imprimir