Imprimir

Imprimir Notícia

09/03/20 às 22:15 | Atualizada: 09/03/20 às 23:41

Do outro lado do Mundo: Professor da UNEMAT de Nova Xavantina participa de pesquisas no Japão

O professor Silvio Yoshiharu Ushiwata do curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), do Câmpus Nova Xavantina, esteve no Japão entre os dias 09/11/2019 e 06/02/2020, participando de um programa da JASSO (Japan Student Service), órgão vinculado ao Ministério da Educação daquele país. O programa foi integralmente custeado pelo governo japonês e é destinado a estrangeiros que fizeram graduação ou pós-graduação naquele país e, atualmente, atuam na área de pesquisa e/ou ensino em seus países de origem.
 
O objetivo principal do Programa é o acompanhamento ou atualização dos andamentos da pesquisa no Japão. Para isso, diversas atividades foram realizadas durante este período.
 
As atividades foram realizadas na Universidade de Chiba sob à supervisão do professor doutor Kazuyuki Inubushi. Lá, desenvolveu pesquisas na área da Microbiologia do Solo. Visitou ainda as Universidades de Tohoku e Yamagata, a Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio, e o Centro de Experimentos Agrícolas da Província de Niigata.
 
Em todos estes centros de pesquisas o professor Silvio pôde acompanhar os estudos em andamento e, em contrapartida, divulgou o Estado do Mato Grosso, a UNEMAT e as atividades de pesquisa, extensão e ensino do Laboratório de Solos do Campus Nova Xavantina. O professor teve a oportunidade de participar também de um simpósio de Ciências do Solo.
 
De acordo com o professor Silvio, a participação nesse programa foi extremamente positiva para a atualização de seus conhecimentos da área Agronômica, em especial, a área de Ciências do Solo. Além disso, a participação no programa possibilitou estreitar o relacionamento entre as universidades japonesas e a UNEMAT, abrindo perspectivas para colaborações futuras em pesquisa.
Imprimir