Imprimir

Imprimir Notícia

01/03/20 às 15:06

Sebrae Mato Grosso recebe grupo de moçambicanos em programa internacional de conhecimento

Na próxima segunda-feira, dia 02 de março, o Sebrae Mato Grosso recebe um grupo de nove moçambicanos que irá participar do Programa Internacional de Conhecimento Brasil-Moçambique, uma parceria entre o Sistema Sebrae e o Instituto para Promoção das Pequenas e Médias Empresas – IPEME, instituição cuja missão é incentivar a implantação, consolidação e desenvolvimento de empresas de pequeno porte em Moçambique.

O grupo fica em Mato Grosso até 31 de março conhecendo as metodologias e casos práticos dos projetos das áreas de sustentabilidade, agronegócio e empreendedorismo, através de qualificações teóricas e práticas. Dentre as capacitações estão a Formação em Sustentabilidade, Programa No Campo e Consultoria Integrada de Gestão (CIG).

Por indicação do Itamaraty e do Sebrae Nacional, em dezembro de 2019, o executivo Claire Zimba, diretor geral do IPEME, e José Tembe, da área de comunicação, conheceram os trabalhos do Sebrae MT e do Centro Sebrae de Sustentabilidade, numa cooperação entre os governos do Brasil e de Moçambique. “Eles gostaram muito do que viram, principalmente das áreas de sustentabilidade, negócios rurais e nossos projetos de empreendedorismo, e mostraram interesse em conhecer com mais profundidade todas as metodologias e, se possível, casos práticos”, conta José Guilherme Barbosa Ribeiro, superintendente do Sebrae MT.

E acrescenta que a expectativa é que eles possam aproveitar todos os conhecimentos e aplicar em Moçambique. “Estão programadas visitas a empresas locais para que nossos empresários testemunhem os resultados alcançados depois do trabalho realizado com o Sebrae”.

Suleima Metelo, gerente do Desenvolvimento de Seres Humanos (DSH) do Sebrae MT e coordenadora do Programa, explica que os colaborares do Sebrae estão responsáveis por fazer as capacitações aos visitantes. “Nossa intenção é que os colegas moçambicanos voltem mais preparados para transmitir aos empresários de Moçambique conhecimentos práticos que os ajudem a crescer, desenvolvendo a sua economia e sendo mais sustentáveis”.

O Programa tem o objetivo de estabelecer um marco geral de colaboração entre as duas instituições para estimular e implementar ações conjuntas para cooperação internacional no apoio ao empreendedorismo e em prol do desenvolvimento inclusivo e sustentável dos pequenos negócios no Brasil e em Moçambique.
Imprimir