Imprimir

Imprimir Notícia

29/01/20 às 13:52 | Atualizada: 29/01/20 às 14:38

As 10 profissões mais procuradas pelos jovens, segundo a OCDE

Em período de lançamento dos programas do Sisu, Prouni e Fies, o aluno participante se depara com a responsabilidade de decidir rapidamente qual a melhor forma de ingresso no curso superior, de acordo com suas possibilidades. É um período em que a pressão social, da família, da disponibilidade financeira, do sucesso de cada carreira que ele almeja seguir, influenciam diretamente em sua decisão. Enfim, encontrar a profissão ideal neste momento não é nada fácil. Todas essas questões podem desencadear a dúvida: qual é o curso e Emprego dos Sonhos?

Pensando em auxiliar o aluno nessa escolha, o site quero.com divulgou uma pesquisa muito interessante: o relatório Emprego dos Sonhos?, divulgado no Fórum Econômico Mundial e realizada pela  Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), identificou os maiores padrões de interesse em cursos e profissões dos jovens a partir de 15 anos em 79 países e regiões, inclusive o Brasil. O estudo foi divulgado na última quarta-feira (22),e apontou as 10 carreiras mais buscadas por jovens.

Ao todo, foram entrevistados aproximadamente 600 mil jovens em 2018, ano de lançamento do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Dentre os jovens brasileiros, 63% desejam seguir alguma das dez profissões. Elencamos abaixo as profissões mais buscadas e os respectivos cursos relacionados a tais profissões:

 
Engenheiro Áreas da engenharia (civil, mecânica, química, computação, aeronáutica, etc.)
Administrador de empresas Administração
Médico Medicina
Profissional de Tecnologia da Informação Engenharia da computação, Análise e desenvolvimento de sistemas
Atleta Educação física
Professor Pedagogia/ cursos licenciatura
Policial -
Mecânico de veículos Engenharia mecânica
Advogado Direito
Arquiteto Arquitetura
 
O relatório também fez a divisão entre os cursos mais desejados por gênero.

As mulheres possuem preferência por profissões como médica, advogada, pedagoga, professora, enfermeira, psicóloga, administradora, jornalista, secretária e cabeleireira.

Já entre os homens, a busca é maior para profissões como engenheiro, administrador, médico, advogado, profissional de educação física, arquiteto, mecânico automobilístico, policial e profissional de tecnologia da informação e comunicação, nessa ordem.

O estudo apontou, ainda, que as profissões mais buscadas não apresentou muitas alterações em relação a edição de 2000, com os mesmos países.

Um ponto importante abordado e que deve ser levado em consideração, é que quase 40% das carreiras citadas tendem a se automatizar nos próximos anos.
Imprimir