Imprimir

Imprimir Notícia

24/01/20 às 13:12 | Atualizada: 24/01/20 às 19:24

Arrematar produtos em leilões online é alternativa à crise

A economia brasileira está em lenta recuperação econômica depois de um período de forte recessão. A situação faz com que a população busque alternativas para compor a renda. Com o desemprego em alta (mais de 12 milhões de pessoas não têm emprego formal), cresce cada vez mais a taxa de trabalhadores na informalidade.

Este cenário de desconfiança no mercado de trabalho justifica o elevado número de brasileiros que procuram opções sem registro em carteira como motorista de aplicativo de transporte ou de entrega, funções que oferecem flexibilidade, mas pouca segurança e estabilidade por não possuírem necessariamente vínculo empregatício.

Outra estratégia que vem sendo adotada pela população nestes tempos de crise, é um maior controle dos gastos. Assim, ofertas e promoções surgem como oportunidade para adquirir itens necessários ou há tempos desejados. Arrematar produtos em leilões online é também uma alternativa para quem quer comprar com preços abaixo do mercado.

Junto com a situação econômica, o maior espaço que o comércio eletrônico vem tomando faz com que os leilões online sejam ainda mais atraentes. Além da praticidade que a internet proporciona, existem mecanismos que garantem a possibilidade de comprar produtos até 90% mais baratos com toda segurança necessária.

Entre os itens de consumo mais procurados estão imóveis, automóveis, eletrodomésticos, mas são inúmeras as opções de aquisição de produtos com qualidade verificada e preços baixos. O leilão online ainda dá maior flexibilidade ao comprador, pois existe a chance de fazer um lance antes da abertura oficial.


Segurança no leilão online

Mesmo aos acostumados com a compra de produtos online, é natural que surjam dúvidas a respeito da segurança de realizar um cadastro em uma empresa de leilão pela internet. Porém, esse é um terreno já tateado, onde instituições e investidores já compram, vendem, revendem, e faturam dinheiro.

O leilão online possibilita a democratização de acesso a alguns bens de consumo, uma vez que qualquer pessoa pode participar. Esse fator traz uma diferença fundamental, pois ainda está no imaginário da população que leilões são reservados a determinada elite econômica. Empresas que fornecem este serviço crescem mais e mais e, com isso, ganham credibilidade no mercado.

E são essas as empresas capazes de dar segurança à compra e venda. Não é novidade que esta modalidade de comércio permite com que as pessoas encontrem preços mais em conta. Mas hoje é possível garantir segurança de dados e de qualquer informação considerada confidencial.

A certeza de que se está comprando um produto de qualidade é fundamental para a credibilidade do negócio. Ainda que seja online, todos os objetos vendidos passam por uma avaliação que certifica que eles estão em bom estado e são de procedência comprovada.

O leiloeiro, que é quem vende o produto, também tem suas garantias, pois o comprador pode responder criminalmente caso não efetue o pagamento, além de ficar impedido de ingressar em um novo leilão.


Como começar?

O primeiro passo a ser dado pelos interessados em leilões online é procurar uma empresa que forneça todos esses aspectos a respeito da segurança citados anteriormente. Em seguida, a pessoa deve realizar um breve cadastro no site para criar um usuário e ficar apto a comprar e vender.

Ao ingressar na plataforma de leilão online, deve-se buscar o produto desejado, no caso do comprador, e conferir qual é o lance mínimo a ser dado pelo objetivo. Para quem pretende vender, o processo se torna um pouco mais complexo, uma vez que o leiloeiro é responsável por todas as etapas como publicação, convocação, descrição dos bens, e a garantia de qualidade.

No geral, existem diferentes tipos de leilão. No leilão empresarial, acontece como as pessoas estão mais acostumadas. Uma pessoa, seja ela física ou jurídica, coloca um produto à venda, divulga o edital aos demais usuários, e aguarda com que os lances sejam feitos até que se arremate o objeto em questão.

Já o leilão judicial parte sempre de algum processo em que o juiz determina a venda de certo bem com o objetivo de quitar a dívida do devedor. Esse processo pode correr nas esferas municipal, estadual ou federal e está, na maior parte das vezes, relacionado com ações criminais, fiscais, ações de execução trabalhistas e dívidas. A modalidade é muito comum para imóveis e automóveis e costuma ser uma oportunidade para aquisição com preço bem abaixo do mercado. 

Outra modalidade é o site de leilões de centavos, onde os usuários participam dando lances, que devem ser previamente adquiridos no site em questão. Normalmente eles são comercializados em pacotes. A cada lance, o preço do produto aumenta 1 centavo. Quando um último participante der um lance e ninguém mais der, este será o vencedor, que ainda terá que pagar o valor do arremate para levar o produto, o que normalmente não passa de poucos reais.
Imprimir