Imprimir

Imprimir Notícia

09/11/15 às 19:27

O que levar em conta na hora de fazer a mudança?

Diz o ditado, “recomeçar é preciso quando o que temos não nos satisfaz”. Deste modo, também pode ser encarada a mudança, afinal, mudar é um jeito de recomeçar diferente do jeito que você terminou, seja um trabalho, um corte de cabelo ou a mudança de ambiente.
 
Muitas pessoas passam vários meses ou mesmo anos insatisfeitas com sua própria situação, principalmente na cidade onde vivem. Ou é porque o seu espaço é muito agitado e deseja ir para um lugar mais tranquilo, onde dê para desacelerar o ritmo. O contrário também existe, de quem vive em uma cidade muito tranquila e deseja ir para algum lugar com diferentes atrações culturais. Independentemente do motivo que leva uma pessoa a se mudar, a razão deve ser sempre valorizada, pois se há um desejo de alcançar o diferente, há também uma maneira de conseguir e crescer com esta situação.
 
É importante, no entanto, seguir alguns passos para que você possa se adaptar melhor e ter uma boa mudança.
 
Conheça o local
 
Antes de se aventurar em uma nova cidade, procure conhecê-la bem. Se não for possível passar pelo menos uma semana hospedado em um hotel ou casa de amigos para conhecer a dinâmica do lugar, procure o máximo de informações com moradores ou pessoas que já visitaram o local e escreveram suas experiências em sites e blogs de sua confiança. Evite surpresas desagradáveis sobre o local, como por exemplo possíveis taxas ou sobre a segurança do bairro.
 
Lembre-se que viajar por lazer é diferente de se instalar em um local. Pense no custo de vida, incluindo o preço de moradia, contas e alimentação. Aproveite para introduzir a ideia de se mudar e pedir a opinião de pessoas da sua confiança, como seus familiares e amigos mais próximos. Receber o apoio, mesmo que em palavras, é uma etapa importante para que você tenha mais coragem para enfrentar esse desafio, que pode ser muito satisfatório.
 
Burocracias e partes técnicas
 
A mudança acontece não apenas dentro de você e ao seu redor, mas também em todos os papéis e outras questões mais burocráticas. Por isso, já verifique com seu banco e outras contas para atualizar seu endereço e, assim, não ter enganos com a correspondência.
 
Para fazer a mudança, contrate um serviço profissional. Você terá mais segurança e estará assegurado quanto a qualidade do trabalho. Algumas transportadoras oferecem mais economia, já que utilizam um sistema de conectar mudanças que partem dos mesmos lugares ou têm os mesmos destinos, evitando que os caminhões voltem vazios e, assim, barateando os custos. Veja mais sobre isso aqui.
 
Por fim, um aspecto importante é a organização. Elabore uma agenda com os dias para resolver cada um dos assuntos, sem deixar tudo para a última hora.
Imprimir