Imprimir

Imprimir Notícia

21/01/20 às 12:11

Começa a colheita da soja em Água Boa; safrinha terá milho e gergelim

As lavouras de soja do município seguem seu ciclo com normalidade.

As ocorrências de pragas são devidamente controladas pelos produtores com aplicações preventivas para controle de doenças fúngicas. O controle é feito de acordo com a programação recomendada pelos agrônomos assistentes técnicos das lavouras.

O agrônomo Moises Marca de Lima ressaltou que as lavouras apresentam bom potencial, pois as chuvas foram satisfatórias. A ressalva é a praga da mosca branca que nesse ciclo se instalou nas lavouras com mais força. Seu controle é bem mais difícil.

O produtor rural deve tentar aplicar os melhores produtos para sua eliminação. A mosca branca pode causar prejuízos de uma até 10 sacas por hectare, dependendo da infestação.

A colheita da primeiras áreas com soja está iniciando pelas fazendas Brasil Central e Xororó. A previsão inicial é de que a produtividade pode alcançar 60 sacas de soja por hectare.

Já as lavouras de arroz também estão com bom desenvolvimento vegetativo. O potencial produtivo do arroz também deverá ser bom para os produtores rurais. No atual ciclo, foram plantados pouco mais de 2.300 hectares com arroz.

A Associação dos Agrônomos estima que para a safrinha, sejam plantados cerca de 25 mil hectares com milho e outros 30 mil hectares com gergelim.
Imprimir