Imprimir

Imprimir Notícia

25/12/19 às 17:21 | Atualizada: 25/12/19 às 17:43

Alto Paraíso (GO) - Bombeiros encontram corpo na Chapada dos Veadeiros e perícia confirma que é de turista que sumiu após cabeça d’água

O corpo encontrado na Chapada dos Veadeiros foi identificado nesta quarta-feira (25) como sendo do turista Jacob Vilar Santana, de 31 anos. O analista de sistemas desapareceu após ser atingido por uma cabeça d’água quando estava no Vale da Lua, em Alto Paraíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. O reconhecimento foi feito por meio das impressões digitais.
 
O corpo de Jacob foi localizado na segunda-feira (23). Como estava em estado de decomposição, não foi possível fazer o reconhecimento visual. A perícia foi feita no Instituto Médico Legal de Formosa. O corpo ainda aguarda a chegada da família para ser retirado. Agora, o laudo médico será concluído nos próximos dias e encaminhado para a Polícia Civil.
 
O analista de sistemas desapareceu no dia 1º de dezembro. Durante os mais de 20 dias de busca, os bombeiros percorreram 25 km pelo leito do rio. Durante esse processo, encontraram um colete e uma bermuda que ele usava quando se afogou.
 
A namorada de Jacob, Jéssica Carmelo Zafalon, também estava com ele no momento da cabeça d’água. Ela consegui escapar apenas com escoriações.
 
Corpo de Bombeiros fizeram buscas por Jacob Vilar por mais de 20 dias — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Corpo de Bombeiros fizeram buscas por Jacob Vilar por mais de 20 dias — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
 
Cabeça d'água
 
Segundo a meteorologista Elizabete Alves Ferreira, chefe do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Goiás, o que aconteceu durante o passeio dos turistas é um fenômeno chamado de cabeça d'água, conhecido, popularmente, como tromba d'água, apesar de serem situações diferentes.
 
"A tromba d'água, na meteorologia, é um tornado dentro da água, tanto doce como salgada. A cabeça d'água é quando a chuva aumenta muito o nível do rio, causando uma enxurrada que sai arrastando tudo. Popularmente, é a mesma coisa", disse.
Imprimir