Imprimir

Imprimir Notícia

17/12/19 às 18:13 | Atualizada: 17/12/19 às 18:23

Funai e órgãos do governo realizam fiscalização na Terra Indígena Sararé em Mato Grosso

Em parceria com órgãos governamentais, a Funai realizou uma operação de fiscalização na Terra Indígena Sararé, município de Conquista do Oeste-MT. A operação visou inibir garimpos ilegais e extração ilegal de madeira no território ocupado pelo Povo Nambikwara. Foram presos em flagrante nove indivíduos por retirada de madeira sem licenciamento ou concessão de plano de manejo.
 
Participaram da operação servidores do Ibama, agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e membros do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. Entre os dias 18 e 22 de novembro, as incursões pelos rios e na mata fechada apreenderam munições e armas de fogo encontrados nos acampamentos dos madeireiros e garimpeiros clandestinos. Houve também a inutilização de equipamentos, máquinas e balsas.
 
sarare c
Servidor da Funai durante a operação com órgãos de segurança (fotos: acervo Funai)
 
A equipe composta por 15 agentes e servidores utilizou seis viaturas, três barcos a motor e um caminhão. De acordo com a Coordenação Técnica Local Pontes e Lacerda (CTL), unidade da Funai que atende a Terra Indígena Sararé, a operação identificou evidência de circulação de veículos pesados dentro dos limites do território Nambikwara, o que evidencia atividades de exploração madeireira no local. Também de acordo com o relatório da CTL, o garimpo ilegal que funcionava em uma balsa foi inutilizado. Os garimpeiros fugiram pela mata às margens do Rio Sararé
Imprimir