Imprimir

Imprimir Notícia

16/12/19 às 10:05

Cuiabá - Papai Noel verde chama a atenção para arborização no residencial Santa Terezinha

A rotina tranquila da manhã de sábado (14 de dezembro) no bairro Santa Terezinha, em Cuiabá, foi quebrada com a chegada de uma figura bastante especial, o Papai Noel Verde, que chamou a atenção dos moradores que passavam pelo local. A causa era nobre: o convite para o plantio de 200 novas mudas de árvores no bairro e a distribuição de mil mudas para o plantio em casa. A ação integra o calendário do projeto Verde Novo, desenvolvido pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam).
 
A cozinheira Ilza Maria da Silva, de 53 anos, acompanhada das netas Brenda e Isabelly, estava voltando a pé do mercado quando percebeu a movimentação próxima a sua casa. “Por acaso eu vinha vindo do mercado e vi a van. Aí peguei um pé de amora para plantar na frente da minha casa, porque serve para remédio, fazer um chazinho e comer as frutinhas também”, contou. A neta Brenda, de 10 anos, garantiu que iria ajudar a avó no plantio. “É muito importante plantar, por causa da sombra, da natureza e dos animais. Eu já plantei uma árvore de acerola na frente da minha casa e agora vou ajudar minha vó a plantar essa também”, garantiu a menina.
 
Interpretado pelo sargento da Polícia Militar Ambiental Marcelo Luciano Pereira Campos, o Papai Noel Verde despertava a atenção das crianças que passavam – a pé ou de carro – pelo local e aproveitava a oportunidade para convidar os pais a pegar as mudas. “O foco é chamar a atenção das pessoas para o nosso projeto, que é fazer o plantio de mudas com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Quando você coloca um personagem para fazer parte desse projeto, as pessoas param, dão tchau e aí a gente chama ‘vem cá, pega uma mudinha, vamos plantar, vamos ajudar o meio ambiente’. Então, é muito favorável esse personagem para chamar a atenção das pessoas”, destacou Marcelo.
 
“Só tenho a agradecer as oportunidades dadas pelo Poder Judiciário em poder fazer parte desse projeto. É uma satisfação muito grande. Espero que nos próximos a gente possa colher as bênçãos desse plantio e amenizar um pouco o calor, ter um ambiente mais bonito, com mais plantas, mais flores, com mais pássaros. É uma Cuiabá que realmente a gente quer, uma Cuiabá verde de novo”, complementou o Papai Noel Verde.
 
Um dos primeiros a pegar as mudas foi o comerciário Ataídes Vicente Teixeira Júnior, que chegou cedo ao local na companhia da esposa Andrea e do filho Kauã. “A gente ficou sabendo da ação do Verde Novo pela televisão e viemos arrecadar nossa mudinha. Gostaria que todo mundo fizesse sua contribuição e plantasse pelo menos uma árvore. Vou plantar na calçada do meu terreno e algumas no fundo, justamente para fazer sombra, ter o verde e adquirir umas frutas”, contou Ataídes, que levou pra casa mudas de pata de vaca, cupuaçu, amora, ipê, tamarindo e caju. “Às vezes as pessoas querem plantar, mas nem todos têm a disponibilidade de adquirir uma muda. Em forma de doação, fica mais prático para que todo mundo possa plantar uma arvorezinha”, assinalou.
 
Já a atendente de farmácia Elizete da Silva Barros Ramos parou o carro para aproveitar a oportunidade de levar novas mudas para casa. “A gente vê quanto desmatamento está tendo, né? A ação é fantástica. É maravilhoso todo morador poder vir, pegar uma muda, colocar no seu quintal, no canteiro, para arborizar mais. Isso já vai contribuir muito. Ajuda a deixar o bairro mais bonito também. Até para o futuro, para as crianças que estão crescendo. Dou nota 10 para o projeto, que Deus abençoe o Verde Novo!”
 
Já na quinta ação em parceria com o Verde Novo, o coordenador do grupo Desbravadores e Aventureiros, Paulo de Tarso, destacou a importância da participação de crianças e adolescentes nas ações de plantio. “Nós sabemos que a participação dos Desbravadores é fundamental pelo fato de arborizar, revitalizar áreas e nós precisamos disso. Isso proporciona ar puro, isso é vida, oxigênio. É uma iniciativa maravilhosa que esse projeto proporciona para todos nós. Então, estamos aí para contribuir nessa parceria. Essa sementinha nós plantamos com as crianças e elas começam a compartilhar com seus pais, com os amigos, com os vizinhos, com a comunidade, com a escola. Então, a gente consegue mobilizar toda a comunidade.”
 
Também presente à ação, o presidente do bairro Santa Terezinha, Márcio Neres, enfatizou a necessidade da parceria com o Juvam. “Se não tivesse o Judiciário aqui hoje, eu ainda estaria fazendo o trabalho ‘formiguinha’. Depois que eu conheci o projeto Verde Novo, isso revigorou totalmente. Essa quantidade de plantação que está sendo realizada hoje, sozinho eu jamais iria conseguir. A importância de tudo isso aqui é incalculável para a população, para a questão do meio ambiente”, avaliou.
 
O assessor de gabinete do JuvamSérgio Savioli Resende, um dos responsáveis pelo projeto Verde Novo, conta que até o final do ano terão sido plantadas ou distribuídas 70 mil mudas em Cuiabá. “Tivemos uma colaboração muito forte da população e o bairro Santa Terezinha é um exemplo disso. Além das campanhas de plantio que a gente traz para cá, o próprio presidente de bairro se mobiliza para abrir novos berços e convidar o projeto para vir. E é o que a gente espera de verdade. Aqui a gente conseguiu fazer um processo de conscientização ambiental. O que a gente espera é que os outros bairros também tomem essa mesma iniciativa”, observou.
 
“Se você estiver achando que está faltando verde no seu bairro, mande um e-mail para o projeto Verde Novo. O e-mail é verdenovo@tjmt.jus.br. Faça uma solicitação de visita, a gente vai até o seu bairro, leva uma equipe, verifica quais são as áreas verdes passíveis de arborização, faz uma campanha de conscientização, entrega muda para as pessoas fazerem o plantio no seu bairro. E é isso que vai fazer a diferença. A gente sabe que esse clima quente, com baixa umidade do ar, muita fumaça, tudo isso tem uma contribuição muito grande a partir da arborização para a gente mudar essa realidade. Então, o que a gente precisa realmente é da parceria da população. Então, abrace essa ideia, vem com a gente, vem plantar com a gente”, finalizou Sérgio.
  Imprimir