Imprimir

Imprimir Notícia

05/11/15 às 20:03

Barragem se rompe em MG; Bombeiros buscam soterrados

Uma barreira da mineradora Samarco se rompeu na tarde desta quinta-feira, no distrito de Bento Rodrigues, entre Mariana e Ouro Preto, no interior de Minas Gerais. A lama se espalhou, arrastando carros e casas, e inundou a cidade. O Corpo de Bombeiros suspeita que há vítimas soterradas.

O promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto, coordenador de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, que está na região, disse que há pelo menos dez desaparecidos. Os dejetos atingiram parte do distrito de Bento Rodrigues. "A situação é catastrófica. Muito delicada", disse.

Três helicópteros dos Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil e agentes da Guarda Municipal e da Defesa Civil Municipal se dirigiram para o local.

A barragem de rejeito - material que deve ser armazenado para proteção do meio ambiente - é uma estrutura para armazenar resíduos da unidade de Germano. Em nota, a empresa informou que "não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas". Diz o texto: "Por questão de segurança, a Samarco reitera a importância de que não haja deslocamentos de pessoas para o local do ocorrido, exceto as equipes envolvidas no atendimento de emergência".

A Samarco pediu para que os moradores de Bento Rodrigues evacuem o local e sigam, imediatamente, para o distrito de Camargos, que é mais alto e seguro.
Imprimir