Imprimir

Imprimir Notícia

29/11/19 às 20:10

Ibama apreende 3,7 mil metros cúbicos de madeira no PA

Durante fase final de megaoperação na região do Corta Corda (PA), agentes ambientais federais do Ibama, com apoio das polícias Civil e Militar do Pará e do Exército, apreenderam cerca de 3,7 mil metros cúbicos de madeira, em tora e serrada, extraída ilegalmente. Doze pessoas foram presas em flagrante e os responsáveis pelo financiamento da atividade ilegal são procurados pelas autoridades. Também foram desativadas três serrarias e apreendidos caminhões e equipamentos A investigação que resultou na ação de fiscalização foi realizada em conjunto com a Delegacia de Meio Ambiente de Santarém (PA).

Entre as espécies de madeira apreendida há produtos de alto valor comercial, como Ipê, Maçaranduba e Jatobá, que serão leiloados. Outros 150 metros cúbicos de castanheira em toras, cuja exploração é proibida, foram apreendidos e doados ao Exército para utilização em obras de infraestrutura.

“A operação conjunta interrompeu o dano ambiental e a população foi beneficiada com a doação da madeira para obras sociais”, disse o chefe da Gerência Executiva do Ibama em Santarém (PA), Roberto Abreu.

A maior parte dos produtos apreendidos está sendo doada para a prefeitura de Santarém.


 
Imprimir