Imprimir

Imprimir Notícia

27/11/19 às 19:13 | Atualizada: 27/11/19 às 19:21

Água Boa - Sem Tonhá, DEM conversa com MDB sobre composição

Uma coligação provável. Assim é vista nos meios políticos em Água Boa, a possibilidade de aliança entre o MDB do cacique Carlos Bezerra e o Democratas do ex-prefeito Maurício Tonhá. Isso, por conta da desistência de Tonhá em se candidatar à prefeitura. Sem cabeça de chapa o DEM estaria disposto a compor.

A costura da coligação, que estaria bem avançada, ainda é tratada com certa reserva pelos dois partidos. Na terça-feira, 26, o presidente do DEM de Água Boa, vereador José Ari Zandoná, esteve em Cuiabá acompanhado por outros políticos do município. O endereço procurado por Zandoná foi o gabinete do deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), mas nem o visitante nem o anfitrião revelaram o conteúdo da longa conversa que travaram.

Mesmo cauteloso com as palavras, Zandoná afirmou que o plano do DEM é lançar Tonhá para prefeito. Acontece que o ex-prefeito não admite falar em concorrer novamente ao cargo. Sem alternativa, Zandoná conversa com o MDB.  Zandoná muda de assunto sobre a possibilidade de coligação, mas nem tanto, e observa que o partido (DEM) tende a compor com o MDB, desde que Tonhá realmente não entre no páreo.

Política não é ciência exata, mas tem indicadores que costumam dar nomes e números aos bois. Nos bastidores em Água Boa é tido como certo a formação de uma chapa para a prefeitura com Dr. Mariano (MDB) e Zandoná. Sobre essa possibilidade, os olhos do vereador brilham, mas ele consegue manter silêncio.

Dr. Mariano é o cirurgião Mariano Kolankiewicz Filho, que em 2012 foi candidato a prefeito e recebeu 49,47% da votação (5.613 votos) e perdeu para o prefeito Mauro Rosa, o Maurão (PSD), que se reelegeu por diferença irrisória. Em 2018 Dr. Mariano coordenou a candidatura do colega Dr. Eugênio para a Assembleia.

Zandoná cumpre o oitavo mandato consecutivo de vereador e nesse período presidiu a Câmara seis vezes. Preside o Democratas municipal e tem trânsito livre com o governador e seu correligionário Mauro Mendes e os demais caciques do partido: senador Jayme Campos; presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho; e o ex-governador e ex-senador Júlio Campos.
 
Caso surja a dobradinha MDB/DEM, sua força política será expressiva, pois além desses partidos ela teria apoio de Dr. Eugênio e seu PSB.

ADVERSÁRIOS – Ainda é prematuro para se montar o cenário da disputa, principalmente com a janela para mudança de partidos, em março. Mesmo assim, sem Tonhá concorrendo, MDB e DEM poderão se unir. A vice-prefeita Rejane Garcia (PSDB), independentemente ou não dessa aliança, deverá disputar a eleição para prefeita. O presidente da Câmara, Luis César de Lara Pinto Filho, o Cesinha (PL) se apresenta enquanto pré-candidato.

O prefeito Mauro Rosa cumpre o segundo mandato. Dr. Eugênio não disputará enquanto candidato, mas será o padrinho de seu colega médico Dr. Mariano.
Imprimir