Imprimir

Imprimir Notícia

06/11/19 às 07:38

Ranking de Competitividade dos Estados - MT conseguiu avançar duas posições de 2018 para cá

O Estado de Mato Grosso conseguiu avançar duas posições de 2018 para cá, saindo da 11ª posição para a 9ª. É o pilar de Solidez Fiscal que merece mais atenção do Mato Grosso, já que ele ocupa a 24ª posição. Dentro dele, peca nos indicadores de Capacidade de Investimento, Resultado Primário, Gasto com Pessoal, Índice de Liquidez e Poupança Corrente.

Porém, o Estado possui bom desempenho nos pilares de Educação, Capital Humano, Inovação e Potencial de Mercado; e no pilar de Eficiência da Máquina Pública, ocupa o 6º lugar.

O Mato Grosso também foi um dos três vencedores do Prêmio Excelência em Competitividade, com seu programa Telessaúde. Criado para ofertar serviços de Telemedicina, ele evitava o deslocamento até as grandes cidades para a realização de consultas e exames.

Centro-Oeste

O desempenho da região Centro-Oeste no Ranking de Competitividade dos Estados 2019 é bem variado. Enquanto Goiás ficou de fora dos dez estados mais competitivos, o Distrito Federal mantém a mesma posição que estava no ano passado, e os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul conseguiram avançar.

Desenvolvido pelo CLP - Liderança Pública, em parcerias com a Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Unit, o Ranking de Competitividade analisa 69 indicadores distribuídos em 10 pilares, e pode ser utilizado por gestores públicos para identificar pontos de melhoria e definir os focos de atuação.

Goiás

Caindo três posições de 2018 para 2019, o Estado mantém o 13º lugar no Ranking de Competitividade. Com bom desempenho no pilar de Sustentabilidade Social, apesar de ter perdido uma posição, Goiás melhorou nos indicadores de Serviços Urbanos, Tratamento de Esgoto e Perda de Água.

Já os pilares de Capital Humano, Infraestrutura, Solidez Fiscal e Inovação merecem atenção do Estado. No último, ele mantém a 23ª posição e peca nos indicadores Bolsa de Mestrado e Doutorado e Empreendimentos Inovadores.

Distrito Federal

Em 3º lugar desde a formulação do Ranking, em 2015, o Distrito Federal fica atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina.

Líder no pilar de Sustentabilidade Ambiental, Distrito Federal se destaca nos indicadores Serviços Urbanos, Emissões de CO², Tratamento de Esgoto e Perda de Água. Ele também possui ótimo desempenho nos pilares de Capital Humano, Eficiência da Máquina Pública e Infraestrutura.

Solidez Fiscal é o pilar que merece destaque de Distrito Federal, que mantém a 20º posição. Aqui, ele tem baixo desempenho em Capacidade de Investimento, Sucesso de Execução Orçamentária, Resultado Primário, Índice de Liquidez e Poupança Corrente.

Mato Grosso do Sul 

Avançando duas posições do ano passado para cá, Mato Grosso do Sul saiu do 7º lugar e entrou para os cinco estados mais competitivos, em 5º. 

Com bom desempenho no pilar de Segurança Pública, no qual o Estado está em 2º, ele melhorou nos indicadores Atuação do Sistema de Justiça Criminal, Presos sem Condenação, Segurança Pessoal e Segurança Patrimonial.

Em contrapartida, o Estado peca no pilar de Capital Humano, ocupando o 17º lugar no ranking geral.

 
  Goiás  Distrito Federal  Mato Grosso  Mato Grosso do Sul 
Posição no Ranking de Competitividade 2018  10º 11º
Posição no Ranking de Competitividade 2019 13º
Imprimir