Imprimir

Imprimir Notícia

05/11/19 às 10:20

Ministra fala a embaixadores europeus sobre sustentabilidade na agricultura brasileira

A importância do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, as convergências em agendas de sustentabilidade e o reconhecimento dos padrões de sanidade já adotados no Brasil foram debatidos nesta segunda-feira (04) em encontro da ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) com embaixadores da União Europeia.

A ministra falou aos embaixadores sobre a preocupação do Brasil com a sustentabilidade na agricultura. “O mundo vai precisar cada vez mais de alimentos saudáveis. Não entendo que a preservação ande separada do desenvolvimento”, disse, lembrando a importância da legislação brasileira para a preservação do meio ambiente, como o código florestal, além de iniciativas como o Plano ABC e o Plano Nacional de Florestas Plantadas.

Os embaixadores destacaram que é importante ter um maior conhecimento da realidade brasileira para que nossas iniciativas aliando produtividade e sustentabilidade possam ser corretamente transmitidas aos outros países. A ministra colocou o Mapa à disposição dos embaixadores para fornecer informações fidedignas sobre o Brasil para os países da União Europeia. “O Mapa está à disposição com informações, dados e o que precisarem para que essa informação chegue de maneira correta”, destacou Tereza Cristina.

A ministra também ressaltou a importância do acordo entre o Mercosul e a União Europeia para a agricultura brasileira. Para ela, o acordo vai trazer benefícios para os dois blocos e será importante para ampliar a pauta de exportação do Brasil para a União Europeia.

“Temos outras coisas também para trabalhar em conjunto que poderão trazer benefícios para os produtores brasileiros e também para o consumidor europeu. Para o setor agrícola, é um acordo sem precedentes, vai ser um divisor de águas para nós”, disse. Os principais produtos exportados para o mercado europeu são farelo de soja, soja em grãos, café verde, suco de laranja e milho, que representam 73% das exportações agrícolas brasileiras para a União Europeia. O objetivo é consolidar essas posições e assegurar maior acesso também a outros produtos.

Este foi o primeiro almoço de um ministro brasileiro com embaixadores dos países-membros da União Europeia desde que o novo embaixador da Delegação da União Europeia  no Brasil, Ignacio Ybañez, assumiu suas funções, em julho deste ano. O encontro foi realizado na Embaixada da Finlândia, país que tem a presidência rotativa da União Europeia. O Brasil encontra-se na presidência rotativa do Mercosul.
Imprimir