Imprimir

Imprimir Notícia

03/11/19 às 08:46 | Atualizada: 03/11/19 às 09:15

No Enem só pode caneta preta

Os estudantes devem levar caneta preta para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (3). Por tanto, os candidatos devem esquecer a música viral do vigilante Manoel Gomes, que já passou 7 milhões de visualizações e garantir a caneta preta de tubo transparente. O alerta é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em nível nacional, mais de 5 milhões de candidatos farão o teste. Do total, 88.122 são do Estado, sendo 24,8 mil (28,2%) de Cuiabá e 7,8 mil (8,9%) de Várzea Grande. Em Mato Grosso, além de Roraima, Rondônia, Mato Grosso do Sul e parte do Amazonas, por exemplo, a abertura dos portões acontece às 11 horas e o fechamento às 12 horas. O início das provas está marcado para às 12h30 e o término às 18 horas.

Além do horário, O Inep orienta também a checagem com antecedência o seu local da prova, será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal neste domingo (03) e, no seguinte, dia 10. O local bem como os dados pessoais, como o CPF; o número de inscrição; as datas e os horários do exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição e o tipo de atendimento específico e/ou especializado, com recursos de acessibilidade, ou por nome social, caso tenha sido solicitado e aprovado, estão no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponível na página do “Participante” ou no aplicativo do Enem.

O diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Murillo Gameiro, lembra que os participantes deverão chegar com antecedência ao seu local de prova. É proibida a entrada do participante no local de prova após o fechamento dos portões. “Nos dias de prova do Enem, o trânsito fica mais intenso, algumas ruas podem ser bloqueadas, portanto, é interessante que o participante conheça o trajeto da sua residência ao seu local de prova”, ressalta Gameiro.

É de responsabilidade do participante acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição e acompanhar a divulgação do seu local de prova pelo endereço. O Inep recomenda que o participante leve o Cartão de Confirmação da Inscrição nos dois dias de aplicação do exame. Caso o participante necessite comprovar presença, a Declaração de Comparecimento deverá ser impressa e levada nos dias de prova. O documento deve ser entregue ao aplicador na entrada da sala do exame. Haverá uma declaração diferente para cada dia de aplicação.

Para o primeiro domingo de prova, a declaração está disponível no portal e no aplicativo do Enem; já a Declaração de Comparecimento para o segundo dia de aplicação do exame, 10 de novembro, ficará disponível a partir de 4 de novembro, segunda-feira. O Inep não fornece comprovante de presença após o exame. Além da cor da caneta, outros itens que podem eliminar candidatos no Enem são: não permitir que o lanche levado seja vistoriado pelo aplicador da sala; prestar declaração falsa ou inexata (em qualquer documento); permanecer no local de provas sem documento de identificação válido; utilizar qualquer dispositivo eletrônico no local de provas, por exemplo, laptop e celular; entrar na sala de provas com o telefone celular e/ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos fora do envelope porta-objetos; não manter aparelhos eletrônicos (celular, tablet, etc) desligados no envelope porta-objetos até a saída definitiva da sala de provas; e se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque de ligação ou alarme.

Também há regras referentes ao local de prova e aplicação que podem resultar na eliminação, como perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas; utilizar, ou tentar utilizar, meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros em qualquer etapa do exame; utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame; sair da sala com o cartão de respostas ou outro material de aplicação - com exceção para o caderno de questões depois de duas horas do início da prova e se a saída for definitiva, entregar o cartão de respostas ao aplicador e ir embora definitivamente antes de duas horas de aplicação.

Pode ser eliminado ainda aquele que não aguardar em sala de provas para procedimentos de segurança, exceto para a ida ao banheiro acompanhado por um fiscal; usar óculos escuros, boné, chapéu ou qualquer acessório que cubra os cabelos ou as orelhas; portar, na sala de provas, objetos proibidos pelo edital do Enem, como lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, calculadoras, entre outros e, não permitir que os artigos religiosos, como burca e outros sejam revistados.
Imprimir