Imprimir

Imprimir Notícia

30/10/19 às 15:53

Novembro Azul: 5 fatos sobre o câncer de próstata que você não sabia

Preste atenção neste número: 57% dos usuários que votaram no aplicativo Quinto disseram que não se previnem contra o câncer. Isso até parece mentirinha de primeiro de abril, mas não é! Inclusive, a data é outra: estamos em novembro, mês da conscientização contra o câncer de próstata.
 
Aliás, falando neste tipo de câncer – que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) deve atingir mais de 68 mil pessoas entre 2018 e 2019 – 85% dos usuários que votaram responderam SIM quando perguntados se o exame de toque ainda seria uma barreira no combate à doença. 44% dos votantes desta questão são homens, 53% mulheres e 3% outros.
 
Pensando nestes números, o Quinto conversou com o urologista Alex Meller da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele deu algumas orientações para a prevenção da doença. Vamos lá?
 
Sem sintomas!
Em conversa com o Quinto, Alex disse que o câncer de próstata não apresenta sintomas e, raramente, quando isso acontece, o tumor já está em estado grave. Ele citou dificuldade de urinar e dores fortes na bexiga – por conta do tamanho do tumor. Fique atento!
 
Tabu desnecessário
O exame de toque, um dos mais eficazes na hora de detectar o tumor no paciente, ainda é um tabu. O urologista contou ao Quinto que as mulheres – sim, as mulheres – são as que tomam a iniciativa e convencem os homens a passarem pela consulta.
 
Alguém da família já teve?
O médico Alex afirmou que se o homem tiver alguém da família – principalmente do lado paterno – que tenha tido o câncer de próstata, deve começar a fazer o check-up a partir dos 45 anos. Se não teve, pode começar a visitar o médico a partir dos 50. Combinado?  
 
Tem colesterol alto? Cuidado!
Pouquíssima gente sabe, mas manter o colesterol estabilizado pode ajudar a prevenir o câncer na próstata, sim! Inclusive, o urologista Alex afirmou que pacientes que têm o câncer e mantêm o colesterol controlado tem uma diminuição considerável na gravidade do câncer.
 
Essa você não sabia!
O sexo pode diminuir as chances do homem ser uma das 68 mil vítimas da doença. É o que ressalta o médico urologista Alex Meller. Ele explica que, apesar de a eficácia do sexo não ser totalmente comprovada, esse é o tipo de terapia que não tem contra-indicação! Então, não custa tentar!
 
Gostou das dicas? Então bora colocar todas elas em prática no nosso dia a dia, pois para mudarmos o mundo, precisamos ter saúde. Não deixe de compartilhar estas dicas com seu amigo, seja pai, filho, amigo, irmão ou namorado.
 
O que os usuários votam quando o tema é saúde?


 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos pratiquem pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ao longo de uma semana. Entretanto, 68% dos usuários do Quinto disseram se considerar pessoas sedentárias.
 
Quando questionados se vão ao médico para consultas preventivas, 61% dos usuários do aplicativo disseram que não procuram ajuda profissional para prevenir doenças.
 
Um dado interessante dos netos e netas presentes no Quinto é que 54% deles acham que vão viver mais que os avós – atualmente a expectativa de vida do Brasil é de 75 anos.
 
Já quando questionados sobre planos de saúde, 79% das pessoas que votaram afirmaram que o valor cobrado não é compatível com os serviços oferecidos pelas operadoras. 
 
Ainda dentro do tema, 49% das pessoas que votaram na pergunta acreditam que a ciência vai conseguir barrar o envelhecimento. Será mesmo?
 
Perguntas e Respostas no Quinto (parcial 30/10/2019)
 
Você se previne contra o câncer?
Votos: 14.352
SIM: 36% - 5158 votos
NÃO: 64% - 9194 votos
44% dos votantes desta questão são homens, 53% mulheres e 3% outros.
 
 
O exame de toque ainda é uma barreira no combate ao câncer de próstata?
Votos: 1.000
SIM: 85% - 846 votos
NÃO: 15% - 154 votos
 
Você é uma pessoa sedentária?
Votos: 2.628
SIM: 68% - 1781 votos
NÃO: 32% - 847 votos
 
Você vai ao médico para consultas preventivas?
Votos: 5.586
SIM: 39% - 2200 votos
NÃO: 61% - 3386 votos
 
 
Sobre o Quinto
O Quinto é uma rede gratuita criada para representar a opinião coletiva da sociedade por meio de votações e debates. Uma ferramenta de democracia, dentro de um ambiente seguro e saudável, para discussões que tem como valor principal o respeito. Através de perguntas divididas em 11 categorias, os usuários respondem "sim" ou não", deixam comentários e podem se conectar com outras pessoas. O aplicativo está disponível para Android e IOS. Para baixá-lo, basta entrar na loja do seu celular e procurar a versão mais recente. 
@appquinto 
http://www.oquinto.org
 
 
 

 
Imprimir